Top O Lisboeta Observador: Julho 2010
terça-feira, julho 27, 2010
É o mapa mais completo até à data de Marte



É o mapa mais completo de Marte até à data, avança a agência espacial norte-americana (NASA), que, em parceria com a universidade do Arizona, decidiu disponibilizar online o acervo de 21 mil imagens - que têm vindo a ser recolhidas pela sonda Mars Odyssey desde 2002.

Através do site Be a Martian (Seja um Marciano), os internautas são convidados a criar a sua "identidade marciana", integrar a comunidade e colaborar com a investigação - alinhando diferentes imagens da mesma zona do terreno. Actualmente está em fase de trabalhos a zona de Valles Marineris, que os especialistas descrevem como o "Grand Canyon de Marte".
Vale a pena imaginar que é um marciano por uns momentos...


Links relacionados:   Google Earth em Marte 
                                        - Mars Odyssey Themis       

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, julho 22, 2010
Fauna Africana

Etiquetas: , ,

quarta-feira, julho 21, 2010
Acordo Entre Bibliotecas...


Biblioteca da Universidade de Coimbra, Portugal

TERÇA-FEIRA, 20 DE JULHO DE 2010

Etiquetas: ,

sexta-feira, julho 16, 2010
Boeing - Phantom Eye

Boeing - Phantom Eye  
Olho do Fantasma

Na última segunda-feira, 12 de Julho, a Boeing apresentou o seu UAS (unmanned airborne system – sistema aéreo não tripulado) Phantom Eye, um protótipo movido a hidrogénio e capaz de se manter em voo por até quatro dias a uma altitude de 65.000 pés (aproximadamente 20.000 metros).
Segundo Darryl Davis, presidente da divisão Phantom Works da Boeing, o “Phantom Eye é o primeiro de seu tipo e pode abrir um mercado totalmente novo na recolha de dados e comunicações.”

Drew Mallow, director do programa Phantom Eye, complementa que  “a propulsão a hidrogénio será a chave para o sucesso da aeronave. É muito eficiente e oferece grande economia de combustível, gerando como resíduo a água, por isso mesmo é um avião ‘verde’”. O Phantom Eye é propulsionado por dois motores de quatro cilindros e 2,3 litros de capacidade, produzindo 150 cavalos cada. Eles deverão proporcionar à aeronave, que tem envergadura de aproximadamente 45 metros, uma velocidade de cruzeiro ao redor de 150 nós (270 km /h).  A carga bruta do Phanton Eye poderá chegar  aproximadamente aos 240 quilos.
Os principais parceiros do programa são a  Ford Motor Company (motores), a Aurora Flight Sciences (asa), a Mahle Powertrain (controle de propulsão), a Ball Aerospace (tanques de combustível), a Turbosolutions Engineering (turbocompressores), a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (Defense Advanced Research Projects Agency) e a NASA.
O uso de aviões de aviões não tripulados (UAV) na área militar é já uma realidade diária. Ver o  Reaper no Afeganistão.
Este tipo de avião pode ser usado na vigilância e controle das fronteiras marítimas e nas ZEE (zonas económicas exclusivas), no combate à poluição assim como no tráfego marítimo, 24 horas por dia.   



Etiquetas: , , ,

quarta-feira, julho 14, 2010
Prisioneiros políticos Cubanos - "O exílio é o prolongar da luta"



Fidel Castro apareceu na TV cubana, precisamente na altura em que foi obrigado a libertar cidadãos cubanos, presos unicamente por terem opinião própria.  
Ao fim de 50 anos de socialismo real (melhor, seria dizer feudal), continua haver ainda contra-revolucionários! e inúmeros prisioneiros políticos.

Com um pais estupidificado, com uma nomenklatura soviética-tropical fossilizada, com todo o mundo a ver e a constatar a miséria moral e humana daquele povo, aparece na televisão, o grande “comandante”, o pai dos revolucionários a dizer que estava “muito” preocupado com uma guerra nuclear no Médio-Oriente.

Para os mais novos ou mais desinformados foi este mesmo Castro que em 1962 aceitou os mísseis com ogivas nucleares soviéticos, que chegaram a estar apontados aos E.U.A. a partir de Cuba.
Foi este mesmo senhor que preconizava um ataque aos E.U.A com estas mesmas armas. Foi exactamente nesta altura que o mundo esteve verdadeiramente à beira de uma guerra nuclear.
É claro que esta propaganda anti-americana já cheia de mofo e balofa, já não convence ninguém a não ser os idiotas habituais.


De Havana para Madrid: "O exílio é o prolongar da luta"
in DN

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, julho 12, 2010
A democracia em Cuba vai de vento em popa...!



... que Cuba ainda seja uma ditadura execrável que manda prender e matar todos aqueles que cometem o chamado crime de delito de opinião apenas por pensarem diferente de castro, o lagarto de Havana e do idiota do seu irmão Raul, que o sucedeu e de toda uma clique militar que vive à sombra do poder - segurando-o - com sacrificício de todas as liberdades civis, políticas, económicas e culturais dum povo que vive alienado, prostituído e subjugado aos ditames da ditadura militar que subdesenvolveu o território neste último meio século, isolando-o do mundo. O povo vive anestesiado e domesticado, a economia está moribunda, as injustiças sociais são gritantes, faltam todos os bens na ilha e, apesar de tudo, ainda não houve uma verdadeira revolução socialista que fizesse verdadeiramente ius à Sierra Maiestra que liberte aquele povo das grilhetas de ditadores bárbaros, quais cadáveres ambulantes, a fim de democratizar a sociedade e desenvolver o território e, acima de tudo, libertar um povo que nunca conheceu a LIBERDADE. Um povo que foi primeiramente usado pelos EUA ao tempo de Fulgêncio Baptista, que instrumentalizou o território para o jogo e prostituição, e depois pelos bárbaros da revolução sem cultura democrática que em nome do socialismo cometeram os maiores crime humanos e económicos. Volvidos 50 anos o povo cubano ainda não conseguiu fazer uma verdadeira revolução para fazer ius aquilo que significa a palavra SOCIALISMO.
Está na hora!!! 

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, julho 06, 2010
Tá Porreiro, pá

Etiquetas: ,