Top O Lisboeta Observador: Janeiro 2011
domingo, janeiro 30, 2011
O Velho que Lia Romances de Amor, versão Lego


O Velho que Lia Romances de Amor

O mais conhecido best-seller deste autor chileno Luís Sepúlveda, O velho que lia romances de amor, é dedicado a Chico Mendes, morto numa emboscada por defender a floresta e os direitos das tribos amazónicas.

Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 27, 2011
Puro despudor...

Janeiro 27, 2011

Sócrates e Maquiavel

Filed under: Media,Política,Portugal,Teoria — André Azevedo Alves @ 09:30 
É nisto que Sócrates e os seus colaboradores mais próximos dão cartas e continuam a não ter rival em Portugal, o que aliás justifica a prolongada permanência no poder mesmo face aos resultados observados: O purgatório pode esperar. Por Pedro Correia.

... ... ... ...
Vale a pena ler o resto  -  Via Insurgente



Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 26, 2011
Sophia de Mello Breyner Andresen


O espólio literário de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) foi doado pela sua família à Biblioteca Nacional. A cerimónia realizou-se ás quatro da tarde.
Hoje Portugal ficou mais rico, indubitavelmente!



Etiquetas:

terça-feira, janeiro 25, 2011
TRON: LEGACY


Sinopse
A continuação do clássico de 1982 de ficção-cientifica 'Tron', este “Tron: Legacy” de 2010 é uma aventura em 3D repleto de acção num ambiente de um mundo digital diferente de tudo anteriormente visto numa sala de cinema.
Sam Flynn (Garrett Hedlund), um rebelde de 27 anos, é assombrado pelo misterioso desaparecimento de seu pai, Kevin Flynn (Jeff Bridges), um homem que já foi conhecido como o maior programador mundial de videojogos de ponta.
Quando Sam investiga um estranho sinal enviado a partir do abandonado Flynn's Arcade que só poderia ter vindo de seu pai, ele se sente atraído para o mundo em que Kevin ficou preso há 20 anos. Com a ajuda do destemido guerreiro Quorra (Olivia Wilde), pai e filho embarcam numa viagem de vida ou morte, em um universo visualmente digital – criado por si mesmo, Kevin  – criou os mais avançados  veículos nunca antes imaginados , armas, paisagens e um vilão cruel que não olha a meios  para impedir a sua fuga.
Mergulhe numa viagem hilariante e emocionante 3D por mundos paralelos da imaginação.

Créditos
Director: Joseph Kosinski
Produtor: Jeffrey Silver , Sean Bailey , Steven Lisberger
Fotografia: Claudio Miranda
Editor: James Haygood
Compositor: Daft Punk
Elenco (em ordem alfabética): Garett Hedlund , Jeff Bridges , Michael Sheen, Olivia Wilde


Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 24, 2011
Eleições Presidenciais 2011

Presidente da República teve menos 500 mil votos do que em 2006 e é o chefe de Estado eleito com menos votos

Abstenção bateu recorde. E votos em branco também.


Etiquetas: ,

domingo, janeiro 23, 2011
Grandes Academias...

Avenida D. Carlos final do séc XIX 
 Academia de Bilhar da Esperança.

Etiquetas:

sábado, janeiro 22, 2011
Preguiça...

in Jornal de Angola (Horácio Sá Mesquita)

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 21, 2011
Novas Freguesias

 

Reforma administrativa

As novas freguesias de Lisboa


por Lusa - 21 de Janeiro de 2011
O PS e o PSD, que negociaram a reforma administrativa ao nível concelhio e distrital, propõem que seja criada uma nova freguesia do Oriente em parte da actual freguesia de Santa Maria dos Olivais, mas sem incluir para já algum território do vizinho do concelho de Loures, como reivindicado por comerciantes e moradores do Parque das Nações.
Excluída fica a ideia, contemplada num estudo feito por um consórcio universitário no ano passado, de criar a freguesia de Telheiras, separando este bairro da restante área do Lumiar. Assim, esta freguesia mantém o desenho actual, tal como Carnide, São Domingos de Benfica, Benfica, Campolide, Ajuda, Alcântara, Marvila e Beato.
As restantes freguesias são associadas em novas, definindo-se as seguintes junções: Campo Grande/São João de Brito/Alvalade, Anjos/São Jorge de Arroios/Pena, São João/Penha de França, Santo Condestável/Santa Isabel, Lapa/Santos/Prazeres, São Sebastião/Nossa Senhora de Fátima, Alto do Pina/São João de Deus, Charneca/Ameixoeira, São Francisco Xavier/Santa Maria de Belém, São Vicente de Fora/Graça/Santa Engrácia, Mercês/Santa Catarina/Encarnação/São Paulo e São Mamede/São José/Coração de Jesus.
A maior associação ocorre no centro histórico, com a união dos Mártires, Sacramento, São Nicolau, Madalena, Santa Justa, Sé, Santiago, São Cristóvão e São Lourenço, Castelo, Socorro, São Miguel e Santo Estêvão.

Etiquetas:

Lobito - Angola

  

Etiquetas: , ,

quinta-feira, janeiro 20, 2011
Companhia União Fabril

O YouTube é um baú de surpresas. Não é de mais relembrar a história de uma das maiores empresas portuguesas do século passado.
Uma visita fotográfica à história e património da Companhia União Fabril
 – CUF –





O seu fundador Alfredo Silva
1871 - 1942

Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 17, 2011
Velho Macau de 1960

Etiquetas: , ,

domingo, janeiro 16, 2011
Ninjas


Etiquetas: , ,

sábado, janeiro 15, 2011
Macau em 1950

Etiquetas: , ,

quinta-feira, janeiro 13, 2011
Ciclo Aberto de Palestras no Departamento Matemática - FCUL



Matemática sem limites

Etiquetas: , ,

quarta-feira, janeiro 12, 2011
Exposição em Lisboa de Eduardo Gageiro



O fotógrafo Eduardo Gageiro tem uma exposição em Lisboa. Três dezenas de fotografias de figuras públicas nacionais e internacionais dos anos 60 e 70. 

RUA DA VINHA 43A
1200-475 Lisboa Portugal

Etiquetas: , , ,

terça-feira, janeiro 11, 2011
Há 75 anos nascia a Penguin Books


Sir Allen como o homem que mudou os hábitos de leitura de uma nação.

A editora  Penguin Books foi fundada em 1935. Foi uma ideia muito simples, mas bastante radical: boa literatura, com design e qualidade, ao preço de um maço de tabaco.
Eis a fórmula certa para a venda massiva de livros a baixo custo mas com bons conteúdos. Pensou-se que este tipo de livro não era para durar. Mas aconteceu o contrário: hoje são objecto de coleccionadores e um dos orgulhos da edição em Inglaterra. Em Portugal também houve edições da Penguim Books mas pela mão da Ulisseia nos anos 60 e 70. A originalidade do design das capas foram uma lufada de ar fresco no campo editorial.
Há 75 anos Sir Allan Lane reinventou o paperback  com  grande estilo e qualidade, sendo hoje uma referência a nível mundial.

Etiquetas: , ,

domingo, janeiro 09, 2011
Macau durante a II Guerra Mundial


Portal de Macau  

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, janeiro 07, 2011
Alfarrabistas na cidade de Tokyo


Jinbōchō -Tokyo 神保町

Bairro dos alfarrabistas na cidade de Tokyo












Mapa do local


Jinbocho é a cidade do livro japonesa.  Existem cerca de 200 livrarias, incluindo mais de 130 livrarias de segunda mão, e mais de trinta livreiros em uma pequena área no centro de Tokyo.

Jinbocho, o nome que se originou a partir de um samurai chamado Jinbo que morava na área no século 17, era uma residência de samurais.  Após a Restauração Meiji, altos funcionários do governo estabeleceram aí a residência e departamentos governamentais, muitas escolas foram fundadas no local.  Nos primeiros anos do século 20 muitas livrarias foram aparecendo nesta área aproveitando a concentração de altos funcionários e de escolas.  Esse foi o início de Jinbocho que desenvolveu um dos maiores mercados do livro do mundo.


Uma estrada principal, chamada de Yasukuni-dori foi construída percorrendo a área em 1915.  A partir daí as livrarias foram localizadas no lado sul da estrada.  A cidade foi destruída pelo terramoto de 1923, mas sobreviveu ao ataque aéreo durante a última grande guerra. Actualmente Jinbocho é o centro da indústria japonesa de publicação.

  

Etiquetas: , ,

quarta-feira, janeiro 05, 2011
A nossa querida Constituição da República Portuguesa



Parece que a nossa constituição dá para tudo, e ao mesmo tempo não nos serve para nada!
Realmente, vivemos numa democracia muito peculiar… 

Os sublinhados são meus

[…]
É por isso que neste momento tenho vontade de recordar Marcello Caetano, não apenas o último Presidente do Conselho do Estado Novo, mas também o prestigiado fundador da escola de Direito Público de Lisboa. No seu Manual de Direito Administrativo, II, 1980, p. 759, deixou escrito que uma redução de vencimentos “importaria para o funcionário uma degradação ou baixa de posto que só se concebe como grave sanção penal”. Bem pode assim a Constituição de 1976 proclamar no seu preâmbulo que "o Movimento das Forças Armadas […) derrubou o regime fascista". Na perspectiva de alguns constitucionalistas, acabou por consagrar um regime constitucional que permite livremente atentar contra os direitos das pessoas de uma forma que repugnaria até ao último Presidente do Estado Novo.

Diz o povo que "atrás de mim virá quem de mim bom fará". Se no sítio onde estiver, Marcello Caetano pudesse olhar para o estado a que deixaram chegar o regime constitucional que o substituiu, não deixaria de rir a bom rir com a situação.
  

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 04, 2011
Nasa Spinoff 2010



A edição 2010 da publicação da NASA Spinoff anual está disponível online, destacando as inovações e exemplos notáveis de tecnologia da NASA, em melhorar a vida quotidiana em nosso mundo.

Esta edição fornece um olhar detalhado em como as iniciativas da agência no domínio da aeronáutica e exploração espacial resultaram em benefícios tecnológicos e comerciais nos domínios da saúde e da medicina, transporte, segurança pública, bens de consumo, protecção ambiental, informática, e da produtividade industrial.

Uma parte do público acha um desperdício investir no espaço, tantos recursos, quando há tantos problemas para se resolver na terra. Nada mais errado! Este documento mostra precisamente o seu contrário.


Esta edição comemora o 10 º aniversário de habitação permanente a bordo da Estação Espacial Internacional, revelando as muitas maneiras que as tecnologias desenvolvidas para a estação espacial resultaram em benefícios públicos na Terra.


Nasa Spinoff 2010  (Ver/look pdf) 



Etiquetas: , ,

sábado, janeiro 01, 2011
Cockpits de aviões.


Nada como começar o ano a voar no cockpit de um avião!   
Veja ainda 

Airbus A380 - The Cockpit

  

Etiquetas: ,