Top O Lisboeta Observador: Fevereiro 2011
segunda-feira, fevereiro 28, 2011
Pensamentos de um homem santo. Xeque Yusuf Al Qaradawi

Xeque Yusuf Al Qaradawi

Alguns pensamentos (avulsos) do Xeque Yusuf Al Qaradawi, um dos líderes da insuspeita Irmandade Muçulmana no Egipto.

«Depois da Libertação do Iraque, faltará conquistar Roma. Isso significa que o Islão vai retornar à Europa pela terceira vez. Vamos conquistar a Europa. Vamos conquistar a América.», em conferência promovida pela Maya, EUA, 1995.

«Foi com enorme pesar que ouvi o grande imã de Meca dizer ser proibido matar civis mesmo em Israel», num debate realizado pela revista East Quarterly, em 2003.

«Podem até haver algumas mulheres que não concordem em apanhar do marido e vejam a punição como humilhação. Muitas mulheres, porém, gostam de apanhar e consideram adequado que o marido bata nelas apenas para fazê-las sofrer», na Conferência de Clérigos Muçalmanos sobre as Regras Religiosas para o Espancamento de Esposas, em 2004.

«A obediência e a cooperação da mulher são um direito do homem. À mulher é proibido se rebelar contra a autoridade masculina», da sua obra O Permitido e o Proibido no Islamismo.

«A circuncisão feminina não é obrigatória, mas os pais devem submeter as suas filhas a ela se quiserem. Pessoalmente, sou favorável a isso», em artigo publicado no IslamOnline, em 2007*

* Revista Veja, 2 de Março 2011
(Espero que Alá não se esqueça dele!)

Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 27, 2011
Visite a Madeira - Funchal


Etiquetas: , , ,

sábado, fevereiro 26, 2011
Visite a Madeira


Etiquetas: , , ,

sexta-feira, fevereiro 25, 2011
Líbia está a recrutar mercenários.


Oficiais angolanos, supostamente a pedido oficial do presidente Líbia, Muammar Kadhafi, e, por isso, não enquadráveis na designação de mercenários, estão em Tripoli para tentar manter o regime.

Embora também tenham seguido para a Líbia militares de infantaria, o contingente angolano deverá ter apenas uma missão de coordenação e comando das operações que serão levadas a cabo pelos milhares de mercenários oriundos de váris países africanos, mas não só. 
Assim, ao lado de mercenários ucranianos, também pilotos angolanos estão a servir o que resta da Força Aérea da Líbia que, nas últimas horas, tem assistido à deserção de muitos dos seus militares. 
Entre outros, os Mirage F1 líbios estão a atacar as zonas hostis da rebelião, tendo ao comando sobretudo estrangeiros para quem o povo não passa de mais um alvo, posição que não foi aceite pelos pilotos líbios. 
Apesar de os pilotos angolanos serem especialistas em aviões de combate de outro tipo, caso dos MIG-23, MIG-21 e o Sukkoi 27, parece que não têm dificuldade em pilotar outras aeronaves. Além disso, há sempre a possibilidade de fazer deslocar para a Líbia alguns dos aparelhos angolanos 
Fontes angolanas admitem que os militares que já estão na Líbia, bem como outros que vão a caminho, estavam baseados desde há semanas em países vizinhos de Angola, numa estratégia preparada em conjunto por Luanda e Tripoli. 
As forças leais a Muammar Kadhafi, com predominância para os mercenários, parecem ter assegurado o controle de Tripoli, esperando-se agora uma forte ofensiva, sobretudo sustentada na força aérea, contra alguns dos bastiões do interior que tinham sido conquistados pela oposição. 
No leste da Líbia, onde o poder passou para as mãos da oposição, os revoltosos garantem que se não fosse o apoio dos mercenários, “sobretudo africanos”, Tripoli já estaria em seu poder. 
Apesar de as forças que se opõe a Kadhafi controlarem toda a zona costeira oriental do país, região onde se concentra a maior parte da riqueza petrolífera, observadores internacionais temem que ao passar a Força Aéra para as mãos dos mercenários, Kadhafi esta a equacionar uma política de terra queimada que passará pelo bombardeamento das estruturas petrolíferas. 
Apesar de ter conscientemente um exército fraco, facto que evitaria um golpe militar, Kadhafi depositava confiança na sua Força Aérea, entendendo-a não só como fiel mas também eficaz no contexto do país. 
Perante as deserções, algumas com os próprios aviões, Kadhafi accionou o seu plano B que passa pela compra de um forte contingente paramilitar e pelo recrutamento de mercenário, todos pagos a peso de ouro.
in: Alto Hama

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, fevereiro 24, 2011
Encurralado?


Muammar Kadhafi acabou de falar ao país, em directo, pela televisão. O ainda Presidente da Líbia garante que vai manter-se no poder e afirma que os protestos são "uma conspiração internacional" contra o regime. Desde o início da revolta, poderão já ter morrido 10.000 pessoas.

Etiquetas: , , ,

Ferrari FF


Mais uma maravilha da Ferrari.
Com novo motor V12, o Ferrari FF, quem tem no nome um acrónimo para Ferrari Four (quatro lugares e tracção às quatro rodas) – inaugura um conceito totalmente novo para um carro desportivo GT.
Uma ruptura decisiva com o passado, o novo carro não representa tanto uma evolução como uma verdadeira revolução. Precisa de apenas 3,7 segundos para fazer de 0-100 km/h. São 660 cavalos de potência, seguros por travões Brembos com cerâmica de carbono. Veja  como foi o desenvolvimento dessa máquina!

Etiquetas: ,

quarta-feira, fevereiro 23, 2011
Correndo a Blogosfera

Correndo a Blogosfera : O que eu andei lendo.

Os deolindos
Coitados dos deolindos, esses putos de 25 anos que apesar de terem uma licenciatura em gestão de artes cénicas não encontram trabalho na sua área e que como muito são contratados para um estágio onde não recebem mais de quinhentos euros e que não têm dinheiro para comprar uma casa com três quartos no Chiado e por isso vivem com os pais em vez de partilhar um apartamento com mais três deolindos e que são obrigados a andar de transportes porque não há banco que lhes dê um crédito para comprar um Golf. É fodido ter 25 anos e confirmar que a vida lá fora não respeita as mordomias a que estávamos habituados em casa dos pais. É fodido não receber 2.000 Euros porque “fartei-me de estudar”, é fodida a incerteza de um contrato de trabalho merdoso, é fodido. Eu acho bem que os deolindos se queixem à porta da Bicaense, que bramem contra as injustiças do liberalismo, que cantem hinos no festival da Zambujeira. Pois. O que eu já acho mesmo fodido é que os Deolinda, esse grupo de intervenção estilo Lux, não cantem a essa geração de trabalhadores das fábricas de São João da Madeira que se matam a trabalhar de sol a sol e pelo salário mínimo, se é que recebem, porque muitas das vezes os patrões declaram-se em falência para abrir outra fábrica mesmo ao lado. Fodido mesmo é que o Bloco de Esquerda, os líderes da esquerda betinha e fracturante, nunca se tenha lembrado dos salários miseráveis das educadoras de infância, das empregadas de supermercado, das cabeleireiras, das senhoras da limpeza, porque esta gente não canta hinos, não é gira, não tem um curso superior em Cultura Visual, não lê Paul Auster, não tem tempo para se queixar porque passa a vida a trabalhar. Básicamente, estes defensores da suposta geração perdida são incapazes de sentir empatia pelo povão, pela que sempre se chamou classe trabalhadora e que é realmente a geração desperdiçada, gente cuja força bruta e capacidade de sacrifício e de trabalho ninguém aproveitou mais que para encher centros comerciais e estádios de futebol. Gente que acorda de madrugada para dar de comer aos filhos e a uns pais cuja reforma não passa dos cem euros, que paga empréstimos, crédito habitação, impostos, segurança social, tem os putos em escolas e ATL, mas que chega ao fim do mês sem capacidade de poupança porque não lhes dá o ordenado para mais e que não sai da cepa torta, incapaz de pertencer à classe média, que é a que levanta o país e que realmente deveria interessar ao Bloco, aos deolindas e a todos estes indignados. Mas esta gente que não interessa a ninguém porque não vai a concertos no Coliseu ouvir os Deolinda porque não têm dinheiro nem pais a quem continuar a chular as entradas enquanto se queixam que são escravizados.

Obs:
Transcrição integral do post “Os deolindos” com a devida vénia ao blogue Rititi. Subscrevo inteiramente. Esta conversa dos deolindos e deolindas é a nova versão do coitadinho, só que mais intelectual é claro, mais fashion!   

Etiquetas: ,

terça-feira, fevereiro 22, 2011
O Carisma...

Etiquetas: , ,

PERSÉPOLIS


Era uma vez, uma jovem iraniana que cresceu durante a Revolução Islâmica…

Persepolis é um filme francês de animação de 2007, baseado na BD original de Marjane Satrapi.
O filme foi escrito e dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud.
A história começa pouco antes da Revolução Iraniana, quando Marjane atinge a adolescência, e acaba quando ela é uma expatriada de 22 anos.
Nestes dias de raiva que varrem a África do Norte e Médio-Oriente vale a pena rever o livro e o filme.

Etiquetas: , ,

domingo, fevereiro 20, 2011
Visite os Açores - Ilha Terceira


Etiquetas: , ,

sábado, fevereiro 19, 2011
Visite os Açores


Etiquetas: , , ,

sexta-feira, fevereiro 18, 2011
Protestos na Líbia deixa 24 mortos, diz grupo de direitos humanos


Libya protests leave 24 dead, says rights group




Pelo menos 24 pessoas foram mortas em protestos anti-governo na Líbia nos últimos dias, activistas de direitos humanos.
Muitos outros foram feridos nos confrontos entre as forças de segurança e manifestantes,  segundo a norte-americana Human Rights Watch.
Os protestos continuaram durante a noite com milhares nas ruas da zona leste da cidade de Benghazi, enquanto activistas montaram acampamentos em al-Bayda, depois de quinta-feira "Dia de Fúria", disseram testemunhas.

Etiquetas: , , , ,

O espectáculo vai começar...



Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 16, 2011
Roteiro das Ruas de Lisboa e Concelho de Loures - 1890


Roteiro das Ruas de Lisboa e Concelho de Loures
por 
Eduardo O. Pereira Queiroz Vellozo
6º ed., Typographia da Rua do Ouro,  1890 

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, fevereiro 15, 2011
Correndo a Blogosfera


Correndo a Blogosfera : O que eu andei lendo.


Gérard Castello-Lopes, 2004
© David Clifford/Público

Morreu o amador tímido

Sérgio C. Andrade e Sérgio B. Gomes
Público (13.02.2011)

Gérard Castello-Lopes, o fotógrafo que sempre se reclamou como um discípulo apaixonado pela obra humanista de Henri Cartier-Bresson e teve uma vida dividida entre o cinema e a fotografia, e entre Lisboa e Paris, morreu este sábado, aos 85 anos, na capital francesa.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, fevereiro 14, 2011
Hoje é Dia dos Namorados

Etiquetas:

domingo, fevereiro 13, 2011
Portugal Promotional Tourism Film 2011


Etiquetas: , ,

sábado, fevereiro 12, 2011
Portugal. Faça uma visita!

Etiquetas: , ,

quinta-feira, fevereiro 10, 2011
Nasce um novo país - Sudão do Sul



Entre 9 de Janeiro a 15 de Janeiro de 2011, o povo do Sudão do Sul realizou um referendo para determinar se continuavam a fazer parte de um Sudão unido ou se queriam a separação, constituindo assim uma nova nação independente. Em 7 de Fevereiro, a Comissão do Referendo anunciou que cerca de 99 por cento dos sulistas votaram a favor da separação. Segundo a imprensa, o presidente sudanês, Omar al Bashir, afirmou o seu compromisso com os resultados e disse que vai aceitá-los. Se tudo correr conforme o planejado, o sul do Sudão vai ser a mais jovem nação do mundo em 9 de Julho de 2011.


Há grandes diferenças que dividem o Sudão, são visíveis até do espaço, como mostra essa imagem de satélite. Os Estados do Norte são uma área desértica, interrompida apenas pelo fértil vale do Nilo. O Sul do Sudão é coberto por vastas áreas verdes, pântanos e florestas tropicais.

Sudão e Sudão do Sul alguns dados:

 

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA: O Sudão faz fronteira com o Egipto, no norte, com Líbia, Chade e a República Centro-Africana no oeste, com a República Democrática do Congo, Uganda e Quénia no sul e com Etiópia e Eritreia no leste. Possui mais de 800 km de costa ao longo do Mar Vermelho. 

SUPERFÍCIE: Com 2.505.813 km², é o maior país da África e o décimo maior do mundo. Deste total, 589.745 km² (24%) estão no Sudão do Sul. 

POPULAÇÃO: 42 milhões (estimativa de 2009), incluindo mais de 8,5 milhões de pessoas no Sudão do Sul, aproximadamente 20% do total de habitantes. 

CAPITAL: Cartum. No sul semi-autónomo, a capital é Juba. 

RELIGIÃO: Islão (70%) e cristianismo, que se concentra basicamente no sul.

LÍNGUA OFICIAL: Árabe e Inglês 

HISTÓRIA: O Egipto otomano de Mohamed Ali invade o Sudão em 1820. Os homens de Mohamed Ahmed, conhecido como "Mahdi", líder religioso e político sudanês, expulsam as tropas do general Gordon de Cartum em 1885. 

O mandato anglo-egípcio durará entre 1899 a 1956, quando o país se torna independente. Em 1955, começa uma guerra civil entre o norte e o sul, que só termina em 1972. O regime militar do general Gaafar al Nimeiri dura de 1969 a 1985, quando é deposto por uma revolta popular. 

Em 1986, o partido Umma de Sadek al Mahdi vence as eleições multipartidárias, mas é derrubado em 1989 pelo golpe de Estado militar de Omar al-Bashir.

De 1983 a 2005, o país afundasse em mais uma guerra civil norte-sul, um conflito que deixa dois milhões de mortos e quatro milhões de refugiados internos. 

Em 2003, tem início um novo conflito na região ocidental de Darfur.

Em Março de 2009, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emite uma ordem de prisão contra o presidente Al-Bashir por crimes de guerra e contra a humanidade.

Em Julho de 2010, acrescenta uma segunda ordem de prisão, desta vez por genocídio.

INSTITUIÇÔES POLÍTICAS: Com o fim da última guerra civil, em 2005, o Partido do Congresso Nacional (NCP) do presidente AL-Bashir e os ex-rebeldes sulistas do Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM) formaram um governo de união nacional.

Assembleia Nacional: 450 assentos (o NCP tem a maioria). 

ECONOMIA: O país vive uma expansão económica desde 2006, graças ao crescimento da produção de petróleo, que chega a 500.000 barris por dia; três quartos deste total são exportados, principalmente para a Ásia. A profunda desvalorização da libra sudanesa é a origem da inflação galopante que afecta o país. 

PIB: 54,68 biliões de dólares (2009, Banco Mundial), PIB per capitam: 1.220 dólares (2009, Banco Mundial) 

Principais produtos de exportação: Petróleo, algodão, goma-arábica.

Dívida externa: 36 biliões de dólares 

MOEDA: Libra sudanesa 

FORÇAS ARMADAS: O país possui dois exércitos, um no norte e um no sul. As Forças Armadas Sudanesas (SAF, Norte), que contam com 110.000 homens, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, e o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA, Sul). 

A força conjunta ONU-União Africana (MINUAD) tem mais de 22.000 soldados e policiais mobilizados em Darfur.

As Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS) contam com 10.000 soldados e policiais no Sudão do Sul e nas regiões limítrofes do norte.



Etiquetas: , ,

quarta-feira, fevereiro 09, 2011
Face Oculta


in Público.


Já percebemos tudo pá!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, fevereiro 07, 2011
Violência doméstica – Uma ignomínia! Uma chaga vergonhosa.


43 mulheres foram mortas em Portugal em 2010, vítimas de violência doméstica

Leia tudo

Etiquetas: ,

quinta-feira, fevereiro 03, 2011
Honda - U3-X Personal Mobility Prototype


Com U3-X Honda o conceito de mobilidade pessoal é repensado, o condutor tem toda a liberdade de movimento em qualquer direcção para a frente, para trás, para os lados e na diagonal, basta inclinar-se ligeiramente na direcção desejada. O dispositivo é compacto e leve, só com uma roda, dispõe de um banco dobrável e pés retrácteis. Uma bateria de íons de lítio fornece energia por até uma hora de uso e pode ser recarregada ligando a uma tomada convencional de 220 volts.
Pesando cerca de 22 quilos, U3-X utiliza um avançado sistema de controlo do equilíbrio proprietário da Honda, que deriva de sua investigação sobre a dinâmica humana bípede para o desenvolvimento do robô ASIMO.
Para realizar a plena liberdade de movimento em todas as direcções, o U3-X também emprega o sistema de “mundos” primeira roda omni-direccional de condução (Honda Omni Traction Drive System) que utiliza uma série de rodas montada concentricamente numa roda maior, para frente e para trás em movimento interno e uma série de pequenas rodas que se deslocam para o lado exterior. O movimento na diagonal é alcançado quando o condutor se inclina ligeiramente para a frente e para um lado em simultâneo, as rodas concêntricas funcionam em conjunto para essa direcção.
Além disso, o tamanho compacto e um design atractivo, o U3-X foi concebido para proporcionar uma utilização fácil e segura para qualquer pessoa independentemente
da sua estatura, dado que os pedais e assento são reguláveis o que coloca o condutor
aproximadamente ao mesmo nível dos olhos com as outras pessoas.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, fevereiro 02, 2011
Dr. Hawass On the Museum

Para já, parece que o Museu do Cairo está a salvo do vandalismo.




Múmias decapitadas e estátuas danificadas no Museu do Cairo

The Museum of Egyptian Antiquities in Cairo

Etiquetas: , ,

terça-feira, fevereiro 01, 2011
O mundo árabe está a perder o medo?



O mundo árabe e muçulmano estão a perder o medo? Tudo indica que sim.
O desejo de libertação do regime autocrático no Irão foi sufocado em sangue após as ultimas eleições fraudulentas. Segue-se o regime cleptocrático da Tunísia, agora o Egipto com uma ditadura de 30 anos. O contágio parece uma certeza.
Mas ao mesmo tempo todo o mundo teme o conservadorismo fanático, com a sua cegueira militante que poderá emergir nestes países. Mas não há como travar este movimento democrático. O desejo de liberdade a tudo resiste.



Etiquetas: , ,