Top O Lisboeta Observador: Maio 2011
terça-feira, maio 31, 2011
Duarte Pacheco - Exposição -



Exposição «Duarte Pacheco - do Técnico ao Terreiro do Paço» 

Foi inaugurada do dia 23 de Maio a exposição "Duarte Pacheco - do Técnico ao Terreiro do Paço", que ilustra o engenho e obra de um dos políticos que mais marcou o país no século XX, que estará patente no Átrio do Pavilhão Central no Campus Alameda, até ao dia 23 de Novembro de 2011. A exposição estará aberta ao público em geral de Segunda-feira a Sábado entre as 10:00 às 20:00. 
Duarte Pacheco, nascido em Loulé no virar do século, veio para Lisboa aos dezassete anos atraído pela fama do ensino da Matemática de uma jovem Escola. Formado pelo IST em 1923, quatro anos depois, em 1927, o Conselho Escolar determinava por unanimidade a sua nomeação como Director do Instituto Superior Técnico. 
Esta exposição, que se integra igualmente no projecto de recuperação, tratamento, organização e difusão do arquivo pessoal do engenheiro Duarte Pacheco, com co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e a parceria da Câmara Municipal de Lisboa/Direcção Municipal de Cultura/Gabinete de Estudos Olisiponenses, não pretende ser exaustiva mas sim transmitir a imagem do génio e visão que permitiu a grande transformação do País na primeira metade do século XX.

Ver: Instituto Superior Técnico



Etiquetas: , , ,

sábado, maio 28, 2011
Luanda há 37 anos.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, maio 27, 2011
Holocausto 27 de Maio de 1977


Não esqueceremos nunca  as vítimas inocentes desta barbárie.




Seat of the Court - The Peace Palace - The Hague










Etiquetas: , , , , , ,

terça-feira, maio 24, 2011
Zip Zip foi há 42 anos!


O primeiro programa foi gravado no dia 24 de Maio de 1969, tendo Almada Negreiros como convidado principal, e obteve êxito imediato. Foi o primeiro programa português do tipo talk show gravado aos sábados, no Teatro Villaret, com público e transmitidos na segunda-feira seguinte à noite. Um marco histórico para a televisão e para a sociedade da época.

Etiquetas: , ,

sábado, maio 21, 2011
Distrito de Castelo Branco


Distrito de Castelo Branco

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, maio 18, 2011
Museu Municipal de Penamacor


No dia Internacional dos Museus 
Museu Municipal de Penamacor

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, maio 17, 2011
Uma noite atrás do palco com os Dazkarieh


Uma noite atrás do palco com os Dazkarieh (vídeo)
16-05-2011
Por Jaime Martins Alberto e imagem de Joana Mouta

O nome não tem significado porque é uma palavra que nem sequer existe. Queriam ser um novidade até nesse pormenor. A SÁBADO online acompanhou os Dazkarieh durante o concerto no Cinema São Jorge, em Lisboa. E viu ao vivo, o que os quatro músicos tinham prometido minutos antes durante o jantar: um som diferente de tudo o que existe, com uma mistura entre a música tradicional portuguesa e as novas tendências. 
Conheça uma das mais promissoras bandas da música nacional e que já esgota salas na Alemanha.

Etiquetas: ,

domingo, maio 15, 2011
Vigeland park


Etiquetas: , , ,

sábado, maio 14, 2011
Iman Maleki


Nasceu em 1976 em Teerão, e desde muito jovem sentia um grande fascínio pela arte.
Estudou com o melhor pintor hiper-realista do Irão, Morteza Katouzian.
Graduou-se na Universidade de Arte de Teerão como desenhador.
Suas pinturas mostram ao mundo as particularidades e a  grandeza do povo iraniano.  
Este pintor considerado um génio do realismo, galardoado com o prémio William Bouguereau  e com o “Chairmanás Choise” em o II Concurso Internacional de Art Renewal Center.
Considerado o melhor pintor realista do mundo. Suas pinturas competem com as câmaras digitais de 10 Mega pixeles, tal o realismo por ele empregue. 

Etiquetas: ,

quarta-feira, maio 11, 2011
Um país anestesiado.


Eduardo Lourenço

O país “nem sequer está em choque”

O ensaísta Eduardo Lourenço disse ontem (9 Maio), na Universidade de Aveiro, que a sociedade portuguesa ainda não tomou verdadeira consciência das dificuldades económicas, afirmando que o país “nem sequer está em choque”.
  Embora se fale nisso continuamente, a verdade é que o país nem sequer está em estado de choque, como normalmente devia estar”, sublinhou Eduardo Lourenço.

Falando à agência Lusa à margem do congresso A Europa das Nacionalidades, o professor universitário disse que ainda não vê a preocupação da sociedade, sobretudo no comportamento, mas acredita que este “estado de inocência” não se vai manter.

Falando sobre as medidas negociadas com a troika, Eduardo Lourenço sublinhou que  “ o problema é saber como é que Portugal vai responder a esta nova situação”

Público 10 Maio 2011

Obs: Sublinhados são meus.

Etiquetas: , ,

segunda-feira, maio 09, 2011
Acredita Portugal


Mais informações sobre a IIª edição do concurso no site da Acredita Portugal.

Etiquetas:

domingo, maio 08, 2011
Museu da Evolução Humana

Difundir conhecimento sobre a evolução da espécie humana é o objectivo principal do museu inaugurado terça-feira em Burgos (província de Castela e Leão, Espanha). Foi a partir dos achados e da investigação que se realiza há várias décadas na Serra de Atapuerca, que nasceu Museu da Evolução Humana (MEH). O Museu quer ser uma referência mundial nesta matéria, até porque Atapuerca (situada na província de Burgos), sítio declarado património da Humanidade pela Unesco, em 2000, constitui o maior conjunto de achados sobre a história humana.
Organizado a partir de um guião científico elaborado por José María Bermúdez de Castro, Eudald Carbonell e Juan Luis Arsuaga, os três directores do projecto de Investigação da serra de Atapuerca, que fazem agora parte do comité científico do MEH, o espaço, de 12 mil metros quadrados, divide-se em vários pisos.
O projecto de paisagismo no interior do edifício recria a cenografia da Serra de Atapuerca. O piso menos um, concebido como o coração do museu, é um espaço expositivo que reproduz o complexo arqueológico-paleontológico daquele sítio.
O piso zero é dedicado à Teoria da Evolução de Darwin e à história da evolução humana. Aqui, pode encontrar-se a reprodução da popa do famoso Beagle, navio onde Darwin fez a expedição de investigação que motivou a escrita de «A Origem das Espécies». 

No seguinte fala-se, principalmente, de cultura humana. O que nos liga e nos diferencia do homem caçador-recolector de há 9 mil anos e como foi a evolução da cultura material e tecnológica ao longo do tempo são as questões aqui propostas.
Há também uma zona dedicada à arte rupestre e várias maquetes que recriam os povoados das comunidades tanto nómadas como sedentárias.
Por fim, no último piso, recriam-se os três ecossistemas fundamentais da evolução humana: a selva, a savana e a estepe da última glaciação.
De referir que outro dos grandes atractivos do museu são as esculturas da artista francesa Elisabeth Daynès, especialista em reinventar a imagem dos nossos antepassados. 



Etiquetas: ,

quinta-feira, maio 05, 2011
Clipper Boeing 314B

Aviação comercial nos anos 40 do século XX
Lisboa e Açores na rota dos Clipper. 
 

Etiquetas: , , , ,

segunda-feira, maio 02, 2011
Emma Hack


Emma Hack, é uma artista do corpo autodidacta de 35 anos, que mora na Austrália.
Seu trabalho é simplesmente incrível.
Ela pinta meticulosamente os modelos à mão até se fundirem com o ambiente.
“Pode ser esgotante para mim e os meus modelos”, diz. “ Mas é o meu trabalho e o meu amor”.

Etiquetas: ,