Top O Lisboeta Observador: Novembro 2011
quarta-feira, novembro 30, 2011
Novo jogo de computador.


Novo jogo de computador, este controlado pelo jacto mictório.

Depois dos ecrãs tácteis (cuja utilização consecutiva à tecnologia aqui apresentada se recomenda apenas após a lavagem das mãos) e das câmaras que detectam o movimento, este é a tecnologia para controlar computadores que fazia falta à humanidade.

É mesmo este que me faltava! Vai ser a minha prenda de Natal.

Etiquetas: , ,

terça-feira, novembro 29, 2011
O Gato e a Coruja


Etiquetas: , ,

segunda-feira, novembro 28, 2011
Cisterna em Istambul


A Cisterna em Istambul  no bairro de Sultanahmet perto da Basílica de Santa Sofia.

Pormenor de uma das mais curiosas colunas com a cabeça
 de Medusa na Cisterna de Istambul. 

A Cisterna de Basílica é a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istambul durante a época bizantina e se encontra perto da Basílica de Santa Sofia. Construída no ano 532, utilizando 336 colunas romanas procedentes de templos pagãos da Anatólia, a maioria de ordem coríntia. Ocupa uma área de 10 000 m², tem 8 metros de altura e capacidade para 30 milhões de litros. Foi utilizada até finais do século XIV como cisterna de água e a meados do século XIX foi restaurada depois de ser usada como armazém de madeira.
A cisterna foi construída para evitar a vulnerabilidade a que ficava sujeita a cidade se fosse destruído o Aqueduto de Valente.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, novembro 25, 2011
25 de Novembro de 1975

Jaime Neves
25 de Novembro de 1975
Foi há 36 anos. A data será evocada amanhã, sábado, no Porto (Universidade Lusófona  às 11 horas) , por um dos heróis daquele dia, o General Pires Veloso.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, novembro 24, 2011
Apelo à Greve Geral

Etiquetas: ,

terça-feira, novembro 22, 2011
Há nevoeiro e nevoeiros!

Nevoeiro junto ao castelo de Hohenzollern, em Hechingen na Alemanha

Etiquetas:

segunda-feira, novembro 21, 2011
Casa Fernando Pessoa vai fechar ao Sábado


Este sábado já não vai ser possível visitar a Casa Fernando Pessoa. E o número de Dezembro da revista Pessoa também não será editado. Medidas são consequência dos cortes decididos por António Costa para a Câmara de Lisboa.
O encerramento da Casa Fernando Pessoa aos sábados é uma das consequências de um despacho do presidente António Costa, que proíbe o pagamento de horas extraordinárias nos serviços e equipamentos da Câmara de Lisboa.
«Temos uma equipa reduzida que pelo menos três vezes por semana trabalha fora das horas normais, sem receber nada por isso, nos eventos que realizamos», diz a directora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, explicando que esse esforço era compensado «pelo pagamento feito a quem vinha abrir a casa aos sábados».
Obs:
A Câmara Municipal de Lisboa não tem verba para manter os seus equipamentos culturais, mas tem dinheiro para dar ás fundações dos amigos do partido, como por exemplo á Fundação Mário Soares. È só um exemplo, claro não falando na Casa dos Bicos e do José Saramago e sua viúva. 
Enfim um grande Bico de Obra a gestão destes camaradas!

Etiquetas: , ,

sábado, novembro 19, 2011
Basílica de Santa Sofia em 3D

Basílica de Santa Sofia
Hagia Sophia



Reconstrução tridimensional da igreja de Hagia Sophia
 de Constantinopla na época bizantina.


Etiquetas: , , , ,

quarta-feira, novembro 16, 2011
Constantinopla em 3D


Constantinopla do período Bizântino
"Cidade de Constantino"
-
Hoje Istambul

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, novembro 14, 2011
Imagens da Terra, captadas a partir da Estação Espacial Internacional (ISS)


A NASA divulgou imagens da Terra, captadas a partir da Estação Espacial Internacional, num vídeo onde se faz uma maravilhosa viagem orbital à volta ao planeta.


A sequêcia fotográfica foi captada pela tripulação da Estação Espacial Internacional, de Agosto a Outubro de 2011, e depois reunida em vídeo (usando a técnica de "time-lapse") revelando imagens soberbas do planeta Terra visto do espaço. A Aurora Boreal, as luzes das cidades ao longo do planeta, os relâmpagos das trovoadas e o contorno dos continentes, tão detalhado que é possível reconhecê-los imediatamente, são algumas das maravilhas que se podem ver neste vídeo.
Segundo o "Daily Mail", as imagens, divulgadas pela NASA, foram compiladas por Michael Konig, especialista em "time-lapse", que afirmou que o vídeo teve alguma pós produção, "para fluir melhor", mas "não tem qualquer tipo de manipulação gráfica", sendo as imagens "perfeitamente reais", tal como foram captadas.

Time-lapse
O "time-lapse" é uma técnica que consiste em tirar uma fotografia, de um ponto fixo e a determinados intervalos de tempo (pode ser de 3 em 3 segundos, minuto a minuto, ou mais), e depois reproduzir essa mesma sequência de imagens em tempo real, ou seja 24 imagens por segundo. Assim, consegue-se um vídeo onde é possível visualizar, em poucos segundos/minutos, as alterações que, na vida real, demor­aram horas a acontecer.
Fonte DN

Etiquetas: , , , , ,

sábado, novembro 12, 2011
Filme feito em Portugal com apenas 27 euros ganha prémio.


É pouco mais do que o preço de um bilhete, mas foi o dinheiro preciso para produzir uma curta-metragem que ganhou o prémio de melhor filme nacional. Chama-se Comando.

"Comando", a curta-metragem que ganhou recentemente o prémio de melhor filme nacional no Festival de Cinema de Arouca, retrata uma missão quase impossível: a obrigatoriedade de um soldado entregar uma carta ao oficial superior em pleno campo de batalha, no meio de fogo cerrado.
O filme, com argumento de Dunat Sayar, exigiu quatro dias para escavar uma trincheira no terreno de um vizinho, várias armas de airsoft emprestadas e alguns uniformes, tudo quase a custo zero.
Apesar de tudo, a dada altura os produtores – que também são realizadores e actores – exigiram financiamento: 27 euros foram precisos para comprar sangue falso e arame farpado, necessários para dar realismo às cenas de guerra.

O filme já tinha ganho distinções anteriores, com a atribuição de Melhor Produção Nacional de 2010 na gala anual do Shortcutz Lisboa. A curta recebeu ainda nomeações nas categorias de Melhor Direcção de Arte e de Melhor Curta do Mês no Shortcutz Porto.
Leia tudo no Expresso

Etiquetas:

quinta-feira, novembro 10, 2011
Onda gigante surfada na Nazaré


Prepare-se para ver agora algo que, provavelmente, nunca viu. Portugal pode ter, desde o passado domingo, a maior onda do mundo já surfada uma vez que atingiu os 30 metros de altura. O equivalente a um prédio de dez andares.

2011-11-09 14:23:04


Etiquetas: , ,

terça-feira, novembro 08, 2011
Transportes Públicos


Sabem porquê que estão previstos cortes nos transportes públicos?  


As pessoas revoltam-se com os cortes que o Governo está a pensar fazer nas empresas públicas de transportes. Mas do que é que estavam à espera depois de anos de uma gestão desastrosa?

«O salário dos maquinistas, por exemplo, engloba abonos de produção, subsídios fiscais, ajudas de custo e subsídio de agente único», explica fonte oficial da empresa pública. «Só por se apresentar ao trabalho, cada maquinista recebe mais de seis euros por dia, devido ao subsídio de assiduidade».


«O tempo médio de escala dos maquinistas é de oito horas por dia, num total de 40 horas semanais. Mas, em média, o tempo de condução está entre as três e as quatro horas diárias», sublinha a mesma fonte.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, novembro 03, 2011
Porto Debaixo de Terra - Canal História - Lugares Esquecidos

Etiquetas: ,