Top O Lisboeta Observador: Julho 2012
terça-feira, julho 24, 2012
Dangerous Knowledge / Conhecimento Perigoso




Há comentários quase obrigatórios de ver e de divulgar. Quem tiver a paciência de ver Dangerous Knowledge / Conhecimento Perigoso na íntegra não se vai arrepender.

oOo

Neste documentário único, da BBC4, David Malone analisa quatro matemáticos brilhantes – Georg Cantor, Ludwig Boltzmann, Kurt Gödel e Alan Turing – cujos conhecimentos têm nos afectado profundamente, mas que, tragicamente, levou-os à loucura e à morte.

O filme começa com Georg Cantor, o grande matemático cujo trabalho mostrou ser a fundação para muito da matemática do século XX. Ele acreditava ser o mensageiro de Deus e acabou sendo levado à loucura tentando provar suas teorias sobre o infinito.

Ludwig Boltzmann luta para provar a existência de átomos o que eventualmente o levou ao suicídio.
Kurt Gödel, o introvertido confidente de Einstein, provou que haveria sempre problemas que estavam fora da lógica humana. Sua vida terminou num sanatório, onde jejuou até a morte.

Por último, Alan Turing, o grande Bletchley Park criptógrafo, o pai da ciência da computação e homossexual, morreu tentando provar que algumas coisas são fundamentalmente sem provas.

O filme também fala com o último na linha de pensadores que continuaram a exercer a questão de saber se há coisas que a matemática e a mente humana não podem saber. Eles incluem Greg Chaitin, matemático da IBM TJ Watson Research Center, de Nova York, e Roger Penrose.

Conhecimento Perigoso (Dangerous Knowledge) aborda algumas das questões profundas sobre a verdadeira natureza da realidade que os pensadores matemáticos ainda estão tentando responder hoje. - Apud Mayra Clara


Etiquetas: , , ,

sexta-feira, julho 20, 2012
José Hermano Saraiva. O maior comunicador português





O maior comunicador de cultura e história do nosso país contemporâneo.

1919 - 2012 





Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, julho 19, 2012
Ó mar salgado, quanto do teu sal






MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Mensagem.
Fernando Pessoa. Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1934 (Lisboa: Ática, 10ª ed. 1972). - 70.

sábado, julho 14, 2012
O Reservatório da Patriarcal


O Reservatório da Patriarcal  no Príncipe Real em Lisboa


Etiquetas: , ,

sexta-feira, julho 13, 2012
O parlamento é o grande centro da corrupção em Portugal


Paulo Morais, ex-vice-presidente da CM do Porto e vice-presidente da ONG "Transparência e Integridade" diz que o parlamento é o grande centro da corrupção em Portugal e que a corrupção é a verdadeira causa da crise.

Entrevista de Luís Gouveia Monteiro.



Etiquetas: ,

quinta-feira, julho 12, 2012
Missão Curiosity – Sete minutos de terror.


Antevisão do que vai suceder em 5 de Agosto próximo em Marte.

Depois de oito meses e meio viajando pelo espaço, o Curiosity vai utilizar 10 instrumentos científicos para realizar a mais complexa expedição científica a Marte.
O pouso na cratera Gale, no dia 6 de Agosto de 2012, vai dar início ás experiências na região equatorial do planeta. Os cientistas querem saber se o planeta é capaz de abrigar os ingredientes necessários à vida, como matéria orgânica, energia e água líquida.


“Desde a entrada na pouco densa atmosfera marciana até ao momento em que a nave estará no solo do planeta vermelho, vão decorrer sete minutos em que um mínimo erro implica o colapso de toda a missão. Para comunicar com a Terra são precisos 14 minutos. Por isso, durante 21 minutos não se saberá o que aconteceu.
A nave Curiosity custou 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 2 mil milhões de euros). O vídeo, com uma produção comparável aos melhores momentos de Hollywood, mostra como a agência espacial americana está a levar a sério a comunicação desta aventura.” FonteDN


Etiquetas: , ,

quarta-feira, julho 11, 2012
Fumaça para os olhos




O barulho e histerismo à volta da licenciatura “expresso” do senhor Relvas, (apesar de imoral como todas as outras do mesmo género), não é mais do que uma cortina de fumo para tentar fragilizar o governo e o ministro Miguel Relvas, que está prestes a mexer em interesses há muito estabelecidos em áreas que são verdadeiros buracos sem fundo para os nossos impostos.
  
Dois exemplos que são emblemáticos:
A privatização da RTP, a redução do número de autarquias e a fusão do número de juntas de freguesias.

A privatização da RTP impõe-se há muito, hoje mais do que nunca.
Estamos a falar de 12 canais de televisão e 15 canais de rádio para prestar um serviço público que pode ser contratado a privados.
No ano em curso, (2012) o esforço financeiro público com a RTP totaliza "508 milhões de euros", incluindo cerca de 344,5 milhões com a liquidação da dívida de médio e longo prazo, efectuada no primeiro trimestre do ano.

A campanha que o semanário Expresso faz é disso prova.
No Sábado passado lá vinha um “Manifesto contra a privatização da RTP”  
Só que nesse manifesto se esquecem de explicar para que serve 12 canais para o dito serviço público.

Como a privatização da RTP não serve os interesses do grupo Balsemão/Impresa,  o semanário transformou-se num “opositor” ao governo como por encanto.

Obviamente que aqui a palavra opositor é para ser simpático. Deve-se dizer sim, que estão a fazer uma campanha negra  contra o governo.
Então há que criar ou empolar notícias e prolongar casos seja de que maneira for para fragilizar o já celebre ministro e respectivo governo.

Aqui o Expresso e a Sic funcionam realmente bem nesta campanha.

É assim que estes grupos influenciam a opinião pública, (sempre ávida de escândalos) e gerem os seus interesses em detrimento de tudo o resto. Neste caso do contribuinte. 

Outros assuntos jornalísticos que não servem agora para o grupo, não são sequer referidos, aliás são quase tabu. 

Etiquetas: , , ,

terça-feira, julho 10, 2012
De fraude em fraude.



A formação pedagógica dos professores e o aumento do número de alunos no ensino superior foram alguns dos temas debatidos na 1ª Sessão de Formação de Docentes da Universidade Lusófona, dia 12 de Novembro. Intitulada "Excelência Académica e Massificação na Universidade do séc. XXI", a sessão teve como orador o Diretor do Instituto de Ciências da Educação, António Teodoro. O investigador defendeu que no final do séc. XX, para além de um acréscimo do número de alunos, a universidade passou por uma "transformação qualitativa e de sentido".

Perceberam?
... no final do séc. XX, para além de um acréscimo do número de alunos, a universidade passou por uma "transformação qualitativa e de sentido".


O ambiente e o já velho compadrio habitual destas cerimónias feitas por encomenda. 

Com a “fantochada das novas oportunidades” e com o grau de exigência das nossas “universidades privadas” (verdadeiras máquinas de emissão de diplomas) o nosso meio académico já de si fraco e desacreditado vai se enterrando cada vez mais num lodaçal difícil de sair. 
Se o meio académico não for credível como pode ser o Pais? 
Urge realmente uma verdadeira reforma nas nossas universidades públicas e privadas.

Pela credibilização do ensino em Portugal.




Etiquetas: , ,

sábado, julho 07, 2012
Lisboa antiga



Lisboa, séculos XIX e XX 

Etiquetas: , ,

quinta-feira, julho 05, 2012
Peter Higgs



O cientista que deu nome ao bosão de Higgs, Peter Higgs, deveria receber o Prémio Nobel da Física. Quem o diz é o famoso físico britânico Stephen Hawking, que acaba de perder uma aposta de 100 dólares, depois de um grupo de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) ter anunciado nesta quarta-feira a descoberta de uma nova partícula, que, até agora, encaixa naquilo que se pensa ser o bosão.
Fonte: Público               

Biografia:

Entrevistas/ Noticias


O «bosão de Higgs», é uma partícula que confere massa às outras.
Peter Higgs, cientista britânico vinha defender esta teoria há anos.
Partícula que terá sido detectada no CERN em Genève.

Etiquetas: , , , ,

domingo, julho 01, 2012
Cidades Maias



Civilização Maia 




Etiquetas: , , ,