Top O Lisboeta Observador: Agosto 2012
sexta-feira, agosto 03, 2012
Palácio Dolmabahçe


Palácio Dolmabahçe construído em século XIX é um dos palácios,  mais glamourosos do mundo. Foi o centro administrativo do extinto Império Otomano.

O sultão  Abdulmecid I ordenou a sua construção, tendo sido edificado entre os anos  de 1843 e 1856.
Hacı Said Ağa foi responsável pelas obras de construção, enquanto que o projecto foi realizado pelos arquitectos Garabet Balyan, seu filho Nigoğayos Balyan e Kalfa Evanis (membros da família Balyan de arquitectos otomanos.)
A construção custou cinco milhões de moedas de ouro Mecidiye otomanos, o equivalente a 35 toneladas de ouro.
Catorze dessas toneladas de ouro foram utilizadas para dourar partes dos 45.000 metros quadrados do Palácio.
O projecto contém elementos ecléticos do estilo barroco, rococó e neoclássico, misturados com a tradicional arquitectura otomana onde criou uma nova síntese muito peculiar.

Após a fundação da República Turca, Mustafa Kemal Ataturk transferiu todas as funções do governo para a jovem capital, Ankara, mas quando das suas visitas a Istambul ocupa apenas uma pequena sala no Dolmabahce Palace.

Ali recebe os convidados estrangeiros e faz do palácio um centro nacional, para congressos e conferências internacionais.

O Palácio Dolmabahce está carregado de um grande significado para os turcos.
Desde o momento, a quando Mustafa Kemal Ataturk usou o palácio como residência e passou o período mais grave de sua doença, onde faleceu no dia 10 de Novembro de 1938, ás 9:05, todos os relógios do palácio estão parados desde esse momento.
Mais tarde, foi transformado em um museu de visita imprescindível numa visita a Istambul.

Etiquetas: , , , ,