Top O Lisboeta Observador: Junho 2013
quinta-feira, junho 27, 2013
Reconstrução da casa do Poeta Trágico em Pompeia.

Desenho assistido por computador tipo (AutoCAD)
MAKING-OF - Reconstrução da casa do Poeta Trágico.

A propósito de uma excelente exposição no The British Museum, patente até 29 de Setembro de 2013 intitulada Life and death Pompeii and Herculaneum -Vida e Morte em Pompeia e Herculano
Recomendo este livro Pompeia - O Dia-a-Dia da Mítica Cidade Romana de Mary Beard

Pompeia
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 454
Editor: A Esfera dos Livros
ISBN: 9789896261931




Um belíssimo livro sobre Pompeia, cuja edição em português data de 2010, pela editora A Esfera dos Livros, onde descreve o seu quotidiano, as suas possíveis origens, a sua integração no Império Romano, os seus hábitos e costumes, a sua gastronomia e economia.
Não é um livro que se centre na tragédia em si, apesar de lhe dedicar algumas considerações, mas sim na vida quotidiana dos habitantes de Pompeia. E é por isso que, com a sua precisão, organização e acessibilidade, julgo que, mesmo para quem - como era o meu caso - tem poucos conhecimentos prévios sobre as bases da vida nessa época, tanto em Pompeia como noutras cidades romanas, este livro pode ser muito esclarecedor.

"Às primeiras horas do dia 25 de Agosto de 79, a chuva de pedra-pomes que caía sobre Pompeia parecia abrandar, fazendo com que muitos habitantes saíssem de casa em busca de um abrigo seguro. Em vão, a erupção do Vesúvio não dava tréguas e os habitantes da pequena cidade no Sul de Itália encontraram a morte nas ruas da cidade que ficou coberta de cinzas, ficando oculta durante cerca de 1600 anos até ser redescoberta no século XVIII. As várias escavações em Pompeia permitiram recriar o dia-a-dia desta cidade da Roma Antiga. As cinzas e a lama moldaram os corpos das vítimas permitindo que fossem encontradas no modo exacto como conheceram a morte, muitas delas com objectos que permitem contar a sua história. Num texto fascinante, onde não faltam imagens e mapas, a historiadora recria o quotidiano dos habitantes de Pompeia, das suas profissões, leva-nos a visitar os banhos, os seus vários bordéis, a conhecer o teatro, os jogos e diversões e apresenta-nos personagens fascinantes como a sacerdotisa Eumáquia, Públio Casca, um dos assassinos de César, os gladiadores..."


Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, junho 24, 2013
Alta corrupção no Brasil.



O Fim de Lula e Dilma: Escândalo Bilionário na Petrobras é Maior Que o Mensalão 

Clique acima e leia a história: A compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobrás é o grande escândalo que o PT vinha abafando, mas acabou chegando ao Tribunal de Contas da União e com largas chances de aterrissar na Justiça Criminal.

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, junho 20, 2013
Brasileira lança vídeo contra Copa.Veja porquê!

 

Etiquetas: , , ,

terça-feira, junho 18, 2013
Brutalidade policial só traz mais revolta. É injustificável esta conduta policial.


Brasil a ferro e fogo!

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, junho 13, 2013
Fernando Pessoa, 125º aniversário do Poeta.


Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.

Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as coisas sem sentimento nenhum.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as coisas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.

Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único poeta da Natureza.

Fernando Pessoa 

Etiquetas: , ,

terça-feira, junho 04, 2013
Lembram-se? É só para refrescar a memória.

Clique para ampliar

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, junho 03, 2013
Segredos da Descolonização de Angola - De Alexandra Marques


Publicado em 21/05/2013
Segredos da descolonização de Angola: entrevista a Alexandra Marques no TVI24 Informação de sábado, 18 de Maio às 22h, por Henrique Garcia

Um livro a considerar. A história faz-se. A verdade está aparecer nua e crua. 

Sinopse do livro.
Que segredos poderão ser revelados sobre a descolonização de Angola? O que terá sido discutido na ilha do Sal (em Setembro de 1974) entre Spínola e Mobutu sobre as condições de transferência do Poder para a FNLA? Que facilidades concedeu o almirante Rosa Coutinho aos Movimentos de Libertação ainda antes do Acordo do Alvor? Porque insiste Almeida Santos que as reuniões de Argel (em Novembro de 1974) entre Melo Antunes e Agostinho Neto resultaram no guião da Penina? Porque quiseram os negociadores nacionais manter secreto o protocolo-anexo ao Acordo que nunca foi divulgado? E que posição assumiram em relação aos bens imóveis dos portugueses residentes no território? Qual o papel de Mário Soares enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros? Qual a razão do conflito entre a Coordenadora do Programa do MFA para Angola e o Alto Comissário Silva Cardoso?
  

Etiquetas: , , , , , ,