Top O Lisboeta Observador: Agosto 2014
sexta-feira, agosto 08, 2014
Estou mesmo a precisar disto...


Bye!

Etiquetas: ,

quinta-feira, agosto 07, 2014
Encontro entre Rosetta e o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko


O que acontece depois Rosetta chega ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko? Esta animação descreve as datas-chave para o próximo conjunto de manobras que trarão Rosetta ainda mais perto do cometa, entre Agosto e Outubro.

Chegou o momento que muitos esperavam: a sonda Roseta alcança esta quarta-feira um cometa que viaja agora entre Júpiter e Marte.

Ela é uma sonda, ele um cometa. O encontro entre estes dois mundos está em vista há mais de 20 anos, incluindo dez de viagem, e irá esta quarta-feira concretizar-se, quando a sonda Roseta e o cometa 67P/Churiumov-Gerasimenko ficarem finalmente a 100 quilómetros um do outro.
O encontro — o primeiro bem perto de um engenho humano com uma destas bolas de gelo e poeiras do início do sistema solar — dar-se-á muito longe de todos nós, ou não estivessem ambos a cerca de 540 milhões de quilómetros do Sol, numa órbita entre Júpiter e Marte.
Depois, ela procurará saber tudo sobre ele até Novembro, altura de outro encontro inédito: um engenho mais pequeno, a bordo da Roseta, irá abandoná-la para pousar no núcleo do cometa.
Para não perder o encontro desta quarta-feira, a partir das 9h de Lisboa a Agência Espacial Europeia (ESA) irá transmitir tudo pela Internet aqui ou aqui, com palestras de cientistas e de outros responsáveis por esta missão espacial da Europa. E, claro, as imagens da aproximação da sonda ao núcleo do cometa, bem como as operações ligadas à missão, no Centro Europeu de Operações Espaciais da ESA, em Darmstadt, Alemanha.

Fonte: Público Ciência – 06/08/2014 





Rosetta Spacecraft at ESA's ESTEC Test Centre


Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, agosto 06, 2014
Equipa de jornalistas indianos mostra como é.


An Indian TV crew has captured rare footage illustrating how Hamas fires rockets from densely-populated civilian areas - but only after its operatives are safely out of the firing zone.
India's NDTV managed to secretly film a group of terrorists planting a rocket launchpad just meters away from their hotel, "bang in the middle of what is a residential area full of hotels and apartment buildings."


Etiquetas: , , , , , ,