Posso dizer com toda a sinceridade, que ainda não percebi qual é a verdadeira causa da actual crise de Timor-Leste. As notícias que consigo ter acesso tanto na imprensa nacional como estrangeira não são completamente esclarecedoras, pelo menos para mim.
Não tenho dados concretos e os que tenho não são com certeza dignos de muita confiança.
Mas na realidade tudo isto é muito confrangedor, pois nós como antiga potência colonizadora, parece que ainda percebemos menos do que lá se passa.
È sabido que não temos tradição cultural, tanto a nível universitário como em instituições privadas no estudo antropológico, linguístico e sociológico com uma sistematização científica que se impunha na natureza destes estudos.
È a triste realidade do nosso “status” civilizacional e cultural, mas em contrapartida temos colunistas, comentadores de tudo e mais alguma coisa, que não dizem nada de nada, a não ser ruído e mais ruído que confunde cada vez mais os problemas e a opinião pública.
Não bastando este panorama medíocre da nossa imprensa nestes assuntos quiçá mais complexos que o futebol e os mexericos do ridículo jet-set - temos um director-adjunto do DN – Eduardo Dâmaso – jornal diário com algum peso – escrevinhou um artigo mais torpe e mais baixo que me foi dado a ler nos últimos tempos.
Este senhor sentiu-se obrigado a dizer qualquer coisa sobre Timor.
E o que ele disse?
Nada! Literalmente nada. Puxou do seu machismo saloio e torpe e ridicularizou a mulher de Xanana Gusmão - Kirsty Sword e o próprio chefe de estado de Timor-Leste.
Realmente estas cobardias não ficam bem a jornalistas dignos da profissão e muito menos a directores-adjuntos de jornais sérios.
Gostava de ver estas frontalidades e estes machismos em relação aos nossos políticos e instituições públicas e governos regionais.
Notas sobre Timor-Leste: <--veja aqui
Mari Alkatiri recusa-se a abandonar a chefia do Governo, mesmo depois de ter perdido a confiança de Xanana Gusmão.
Etiquetas: P. Internacional
2 Comments:
Your website has a useful information for beginners like me.
»
Hey what a great site keep up the work its excellent.
»
Enviar um comentário
<< Home