Top O Lisboeta Observador: Dois Livros
sábado, março 21, 2009
Dois Livros

Jogos Africanos
Autor: Jaime Nogueira Pinto
Editora : A Esfera dos Livros
Nº de páginas: 544
ISBN: 978-989-926-141-2
Ano de publicação: 2008

Escritor, ensaísta e professor universitário português deixa nesta obra o seu testemunho,
o mais factual possível das negociações e de jogos africanos, cujas partidas tiveram como cenário cidades como Lisboa, Roma, Washington, Luanda e Maputo.

O seu contacto com a realidade africana, data de Junho de 1974, dois meses após a revolução de 25 de Abril, proporcionou-lhe os primeiros contactos com políticos, guerrilheiros e negociadores de uma geração que era, afinal a mesma o que o levaram a participar umas vezes como espectador outras como actor em praticamente em todos os processos negociais das horríveis guerras civis das ex-provincias ultramarinas.

Na obra Nogueira Pinto relata o seu envolvimento nas “intrigas e momentos decisivos” daqueles três países, com grande destaque para o caso angolano (13 dos 18 capítulos) e o seu relacionamento com o líder da Unita, Jonas Savimbi, morto em combate em Fevereiro de 2002.

Segundo o autor “Procurei fazer uma narrativa realista, às vezes até chocante e brutal, pelo seu realismo”

Uma obra de facto muito “explicita” do seu conteúdo de como foram as negociações sempre “espinhosas” para o caminho da paz naqueles martirizados territórios.

Memórias de um Guerrilheiro
Autor: Alcides Sakala
Editora : Dom Quixote
Nº de páginas: 450
ISBN: 972-20-3100-7
Ano de publicação: 2006

O autor nasceu na Missão Evangélica do Chilume em Dezembro de 1953.
Fez os estudos primários no Bailundo e os liceais na outrora cidade de Nova Lisboa, hoje Huambo
Ingressou na Unita nesta mesma cidade em 1974. Em 1979 passou pela Jamba, onde viria a desempenhar várias actividades até 1980, ano em seria indigitado pela Direcção da Unita representante do Partido nos Estados Unidos da América. Aqui começou a sua carreira diplomática como adjunto de Jeremias Chitunda, tendo mais tarde representado a Unita na República Federal Alemã, Bélgica, Portugal e Comunidade Europeia.
No 8º Congresso da Unita em 1995, foi nomeado secretário dos Negócios Estrangeiros desta organização politica, e em 2002, após a realização do 9º Congresso, nomeado secretário para a Função Pública
Actualmente, é deputado à Assembleia Nacional de Angola e presidente do Grupo Parlamentar da Unita

Breve comentário:
Com a implosão da União Soviética e a inevitável queda do Muro de Berlim, a geopolítica ficou completamente alterada. Os beligerantes, não mais que meros clientes das duas grandes potências da altura, ficaram completamente sozinhos no terreno. Confusos, foram apanhados completamente de surpresa.
O exemplo mais “perfeito” é o caso da Unita e a figura épica de Savimbi.
Sem apoios ocidentais, sobretudo dos Estados Unidos da América, a Unita e o seu líder carismático lançam-se numa fuga para a frente, perseguidos por um exército bem apetrechado, com tudo o que o petróleo pode comprar, Jonas Savimbi não se rende.
A narrativa “Memórias de Um Guerrilheiro” é o testemunho mais pungente dos últimos tempos da Unita. Em forma de diário, dá-nos um testemunho de uma retirada das suas bases transformada depois numa fuga dramática de milhares de pessoas. As provações infligidas sobre aquelas pessoas são dignas de admiração e respeito.

Estas duas obras acima referidas deixam-nos um testemunho cruel da história de uma descolonização apressada, criminosa, sem critérios justos para as suas populações, independentemente da cor da sua pele que foram apanhadas no fogo cruzado dos interesses das duas super-potencias da altura.

Os interesses das grandes potencias não se compadecem com o sofrimento dos povos.
Como bem relembra Jaime Nogueira Pinto a frase do saudoso Jorge Borges de Macedo, num artigo para a revista Futuro Presente sobre os Estados Unidos.

«Os cemitérios de todo o mundo estão cheios de amigos dos americanos»
_

Etiquetas: , , , ,