Aqui está um exemplo de um verdadeiro serviço público.
A Fundação Portugal-África e a Universidade de Aveiro disponibilizam uma verdadeira biblioteca virtual
♦♦♦
“Tem como objectivo principal a criação de uma biblioteca virtual - a Memória de África® - que reúna as referências da memória dos conhecimentos em arquivos, centros de documentação, bibliotecas e ficheiros de instituições, individuais e organizações relacionadas com a temática do desenvolvimento e cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), bem como a colocação on-line de obras raras ou únicas de difícil acesso com software que possibilite a pesquisa dentro dos textos.
O acesso a essa biblioteca virtual faz-se gratuitamente e via Internet de qualquer ponto do mundo por qualquer pessoa.
Possui referências recolhidas em acervos em Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra, dando uma dimensão nacional ao projecto. Fizeram-se também avaliação de acervos noutros locais como Évora e Braga mas não se recolheram referências nas instituições dessas cidades. Pretende também fazer uma extensão a todos os PALOP, tendo para isso feito já recolha em acervos em Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe - recolhendo referencias aí existentes que fazem parte da história comum dos diferentes povos e não se encontram noutros locais.
O objectivo último da Memória de África é bastante ambicioso: pretende, através do aproveitamento da informação existente sobre os PALOP, servir de base a projectos relacionados com esses países nos domínios da cooperação, da investigação e da iniciativa empresarial.”
Etiquetas: Bibliotecas Virtuais, Cultura, História, PALOP
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home