Ponte da Baía de Hangzhou
A ponte que atravessa a Baía de Hangzhou, localizada na costa leste da China, é considerada a maior ponte marítima do mundo, com 36000 metros de comprimento. Liga dois importantes centros económicos da China: Xangai e Ningbo, na província de Zhejiang. Foi aberta ao tráfego no dia 1 de Maio de 2008 e o custo total do investimento foi de 11,8 biliões de yuans (1,09 biliões de euros). No ranking mundial de comprimento, esta ponte está em terceiro lugar (ver link abaixo), precedida pela Causeway do lago Pontchartrain e pela Ponte do Pântano Manchac, ambas localizadas no estado do Louisiana. Considerando que anteriormente a viagem de Ningbo a Xangai envolvia um desvio de aproximadamente 400 kms, esta ponte vem reduzir a distância para apenas 80 kms.
Sustentada com mais de 600 pilares, com aproximadamente 90 m de altura acima do nível da água, a ponte gigantesca estimulará ainda mais o desenvolvimento económico da província de Zhejiang, onde fica, e do delta do rio Yang Tsé, por aproximar as regiões comerciais de Xangai e Ningbo.
A obra, que receberá mais de 40 mil veículos por dia – quantidade que se espera que aumente para 100 mil diários até 2026 –, foi projectada para resistir a todos os tipos de tufões, já que se encontra em uma região propícia ao surgimento deste fenómeno no verão, no hemisfério norte.
A Ponte da Baía Hangzhou
Etiquetas: Arquitectura, China, Engenharia
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home