Top O Lisboeta Observador: Reconstrução da casa do Poeta Trágico em Pompeia.
quinta-feira, junho 27, 2013
Reconstrução da casa do Poeta Trágico em Pompeia.

Desenho assistido por computador tipo (AutoCAD)
MAKING-OF - Reconstrução da casa do Poeta Trágico.

A propósito de uma excelente exposição no The British Museum, patente até 29 de Setembro de 2013 intitulada Life and death Pompeii and Herculaneum -Vida e Morte em Pompeia e Herculano
Recomendo este livro Pompeia - O Dia-a-Dia da Mítica Cidade Romana de Mary Beard

Pompeia
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 454
Editor: A Esfera dos Livros
ISBN: 9789896261931




Um belíssimo livro sobre Pompeia, cuja edição em português data de 2010, pela editora A Esfera dos Livros, onde descreve o seu quotidiano, as suas possíveis origens, a sua integração no Império Romano, os seus hábitos e costumes, a sua gastronomia e economia.
Não é um livro que se centre na tragédia em si, apesar de lhe dedicar algumas considerações, mas sim na vida quotidiana dos habitantes de Pompeia. E é por isso que, com a sua precisão, organização e acessibilidade, julgo que, mesmo para quem - como era o meu caso - tem poucos conhecimentos prévios sobre as bases da vida nessa época, tanto em Pompeia como noutras cidades romanas, este livro pode ser muito esclarecedor.

"Às primeiras horas do dia 25 de Agosto de 79, a chuva de pedra-pomes que caía sobre Pompeia parecia abrandar, fazendo com que muitos habitantes saíssem de casa em busca de um abrigo seguro. Em vão, a erupção do Vesúvio não dava tréguas e os habitantes da pequena cidade no Sul de Itália encontraram a morte nas ruas da cidade que ficou coberta de cinzas, ficando oculta durante cerca de 1600 anos até ser redescoberta no século XVIII. As várias escavações em Pompeia permitiram recriar o dia-a-dia desta cidade da Roma Antiga. As cinzas e a lama moldaram os corpos das vítimas permitindo que fossem encontradas no modo exacto como conheceram a morte, muitas delas com objectos que permitem contar a sua história. Num texto fascinante, onde não faltam imagens e mapas, a historiadora recria o quotidiano dos habitantes de Pompeia, das suas profissões, leva-nos a visitar os banhos, os seus vários bordéis, a conhecer o teatro, os jogos e diversões e apresenta-nos personagens fascinantes como a sacerdotisa Eumáquia, Públio Casca, um dos assassinos de César, os gladiadores..."


Etiquetas: , , , , ,