Por conseguinte os meus parabéns e a continuar assim todos nós ficaremos a ganhar.
Consulte o programa e visite a casa.
Etiquetas: Literatura
Top
Um olhar sobre a cidade de Lisboa e o mundo...
Etiquetas: Literatura
Etiquetas: Literatura
Etiquetas: Literatura, Poesia, Rómulo de Carvalho
Etiquetas: P. Internacional
Domingo a 5.ª feira 12 - 22h
6.ª feira, Sábado e Feriados 12 - 24h
Etiquetas: Livros
Etiquetas: Filosofia, Matemática
Etiquetas: Literatura
Etiquetas: Jorge Luís Borges, Literatura
Borges e a Matemática
de Guillermo Martínez
O seu desafio é falar para aqueles “que só sabem contar até dez” mas leva-nos numa viagem plena de emoções sem perder a profundidade, através dos diálogos secretos entre o grande escritor Argentino e personagens da dimensão de Pascal, Russell e Poe.
Este belo livro em boa hora editado pela Âmbar leva-nos a Euclides, ou a estética da razão matemática, à inacreditável vida dos gémeos “pitagóricos”(como eles conseguem “ver” os números, parece que só os primos, mas não têm a noção do produto e da divisão), ás peripécias do Teorema de Fermat e à sua demonstração, à relação entre literatura e racionalidade, as contradições entre a religião e a ciência.
A relação de Borges e a matemática.
O que sabia Borges de matemática?
O que ele diz: «Cinco, sete anos de aprendizagem metafísica, teológica, matemática habilitar-me-iam (talvez) a planear decorosamente uma história do infinito.»
A frase é no mínimo enigmática, não sabemos ao certo se levou estes anos a estudar ou se era um plano para o futuro. O que realmente nos transparece na sua obra é um fio condutor da lógica matemática e a ficção borgesiana, um rasto que se dá conta em textos fundamentais como “O Aleph”, “A Morte e a Bússola” e a “Biblioteca de Babel”, o “Livro de Areia”.
( Já referido em Leitura Partilhada)
Um livro bastante interessante que recomendo vivamente.
Etiquetas: Jorge Luís Borges, Literatura, Matemática