Top O Lisboeta Observador: The Swarm
terça-feira, janeiro 01, 2008
The Swarm


The Swarm – “O Quinto Dia” de Frank Schätzing é um Eco – Thriller de 917 páginas. Um tijolo.
Tinha curiosidade em ler este livro, dado que o tema de fundo se me afigurava interessante.
A exploração excessiva dos mares e o tratamento selvagem que dele fazemos preocupa-me em todos os aspectos.
A ficção científica é um meio muitas vezes eficaz para alertar as pessoas para determinados problemas, nomeadamente para a preservação do meio ambiente.
Nesta perspectiva o livro falha. O autor produziu um livro excessivamente grande e muitas vezes perde-se, dando a sensação que foi escrito por diversas fases e com uma preocupação excessiva de uma visão cinematográfica dos factos.
Neste caso talvez o filme (se vier a concretizar) seja melhor que o livro.
Contudo recomendo a sua leitura.

As duas definições descritas abaixo são para esclarecer o porquê do título do livro tanto em inglês como em português.
  • The Swarm/swawm/ noun 1 a a large mass of flying insects. b a colony of honeybees, esp when emigrating from a hive with a queen bee to start a new colony elsewhere. c a cluster of free-floating or free-swimming single-celled organisms. 2 a group of animate or in-animate things, esp when massing together: There were swarms of sightseers. [ Old English swearm]
    Definição encontrada no dicionário “The new PENGUIN English Dictionary”
  • “O Quinto Dia” analogia referente à Bíblia e à criação no livro do Génesis onde consta que Deus criou, segundo as suas espécies, os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas águas, e todas as aves aladas, segundo as suas espécies. E Deus viu que isto era bom. (*)
    Deus abençoou-os, dizendo: «Crescei e multiplicai-vos e enchei as águas do mar e multipliquem-se as aves sobre a terra» (*) Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o quinto dia.

    (*) Segundo a Bíblia da Difusora Bíblica dos Franciscanos Capuchinhos de 2001 Lisboa/Fátima (e muito bem) toda esta narração não se opõe ao evolucionismo ou outras teorias científicas, sobre a origem dos seres […] Trata-se de uma esquematização poética, não de uma reportagem histórica. Pagina 25

Etiquetas: ,