O Lisboeta Observador
Um olhar sobre a cidade de Lisboa e o mundo...
Hoje começa a 81.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que decorre como é habitual no Parque Eduardo VII até o dia 15 de Maio.
Etiquetas: Feira do Livro em Lisboa
Vitorino Magalhães Godinho
(1918-2011)
Via Expresso
Etiquetas: Homenagem, Vitorino Magalhães Godinho
Richard Branson vai até ao fundo dos oceanos
O milionário britânico Richard Branson apresentou ontem, terça-feira, na Califórnia (oeste dos EUA), o projecto que implica conduzir um minisubmarino, com o qual deseja explorar as profundezas dos oceanos.
O aparelho, Virgin Oceanic, tem como objectivo chegar aos pontos mais profundos dos cinco oceanos do planeta, o que significa uma aventura sem precedentes, explicou Branson aos jornalistas no porto de Newport Beach, 80 km a sudoeste de Los Angeles.
A aventura começa pelo mais profundo de todos os oceanos, o Pacífico Ocidental, no final deste ano.
"Considerando que há muito tempo o homem chegou ao espaço, e que os voos espaciais comerciais estão tentadoramente próximos, o último grande desafio para os seres humanos é alcançar e explorar as profundezas dos oceanos do nosso planeta", disse Branson.
"Há áreas enormes dos oceanos que não foram exploradas. Há mais homens que estiveram na Lua do que aqueles que desceram a mais de 20.000 pés (6.100 metros)", assegurou o empresário
Richard Branson vai conduzir o minisubmarino com o explorador americano Chris Welsh, com quem irá partilhar esta grande aventura de submergir num prazo de dois anos em cinco pontos do fundo do mar.Via: Diário de Notícias
Etiquetas: Aventura, Expedições, Richard Branson
Vamos a factos!
OS VERDADEIROS FACTOS DA CAMPANHA
Nos últimos dias, a "campanha" eleitoral tem sido constituida por um rol de "factos" que só servem para distrair os(as) portugueses(as) daquilo que realmente é essencial. E o que é essencial são os factos. E os factos são indesmentíveis. Não há argumentos que resistam aos arrasadores factos que este governos nos lega. E para quem não sabe, e como demonstro no meu novo livro, os factos que realmente interessam são os seguintes:
Não deixe de ler. Via DESMITOS
Etiquetas: Democracia, Política nacional, Portugal
Etiquetas: Democracia, Falta de pudor, República Checa
Segundo o site UCityGuides, o Café Majestic foi eleito o sexto mais bonito café do mundo num universo de dez, dos mais belos.
6 | CAFÉ MAJESTIC, Porto
Portugal's most famous cafés are naturally in its capital, but while Lisbon's Café A Brasileira and Versailles certainly have beautiful interiors, it is in the country's second city that we find the most stunning of all cafés in the nation and one of the most attractive in the world. From its façade to its interior, Café Majestic remains a beautiful setting for cultural events, making it more than just a tourist attraction. It continues to live up to its name with a wonderful Belle Epoque atmosphere in its main room and attractive winter garden which have guaranteed it a spot in every café-themed.
Etiquetas: Café Majestic, Cultura, Património, Porto, Portugal
A Estrada do Atlântico (Atlantic Road, Atlanterhavsveien, em norueguês) é uma espectacular via que, desde a costa continental, salta de ilha em ilha até chegar a Averøy, em um percurso fantástico através de pontes que se retorcem sobre o mar.
Não é por acaso que esta estrada é o segundo destino turístico mais visitado da Noruega.
Sua construção começou em 1983 e foi marcada pela luta contra os elementos. Durante os seis anos que duraram as obras foram registrados cerca de 12 tempestades da mesma categoria que os furacões.
São pouco mais de oito quilómetros de percurso, que incluem oito pontes sobre o oceano.
O principal marco da estrada é a ponte de Storseisundet, a mais longa de todas (260 metros), que realiza uma curva espectacular.
Tal é a importância desta estrada que os noruegueses a escolheram como a “construção do século” em seu país.
Além disso, o jornal inglês “The Guardian” elegeu-a a melhor viagem em estrada no mundo.
Fica localizada na zona dos fiordes ocidentais e em determinadas épocas do ano pode-se avistar focas e até baleias.
A pesca é um dos maiores atractivos da região, a tal ponto que são muitos os que pescam nas pontes da estrada, circunstância pela qual se deve ter cuidado ao dirigir pela estrada.
Desde 2009 a Estrada do Atlântico continua de Averøy a Kristiansund através de um túnel portajado e baptizado como Atlanterhavstunnelen (ou seja, o “Túnel do Atlântico”).
Sua construção se estendeu por quase seis anos (cerca de 1Km / ano), mas desde sua inauguração, em 1989, transformou-se na segunda estrada costeira mais visitada pelos turistas, chegando a ganhar em 2005 o prémio de melhor construção norueguesa.
Para percorrer a estrada o melhor é chegar a Molde e ali tomar a Estrada 64, que é precisamente a Atlanterhavsveien. A viagem desde a histórica cidade de Bergen a Molde tem 450 Km, percorrendo toda a região dos fiordes, sem dúvida uma ‘road trip’ incrível.
Oslo fica a quase 600 km de distância.
Mapa geopolítico da Noruega
Etiquetas: Arquitectura, Engenharia, Noruega
Caiu a fachada e o faz de conta perante os credores nacionais e internacionais.
Não há mais lugar para desculpas. Temos que arrumar a casa. O tempo urge!
Que tal começarmos por uma auditoria externa às contas públicas que deverá incluir também o sector empresarial do estado e institutos públicos?
Gostava de acreditar sinceramente que não haja grandes objecções do partido do governo. Em todo o caso em qualquer empresa há auditorias periódicas. Por que não ás contas públicas destes últimos seis anos, para ajuizar da fiabilidade das mesmas e da boa gestão do dinheiro dos contribuintes durante os governos de José Sócrates.
É pedir muito? Tem que se começar por algum lado.
Etiquetas: Política nacional, Portugal
Dívida directa do estado em Fevereiro 2005: 92.767 milhões de Euros.
Dívida directa do estado em Fevereiro 2010: 153.862 milhões de Euros.
Saldo: +61.095 milhões de euros (+66%)
Directamente daqui: O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público, I.P.
Observação:
Em 5 anos, a dívida do estado aumentou 66 %.
Alguém obrigou o estado português a endividar-se desta maneira? Não! Pois não?
Num verdadeiro estado de direito os organismos de controlo já teriam actuado há muito.
Para que serve um Tribunal de Contas? Um Ministério Público? Um Banco de Portugal? E a Constituição da República afinal serve para quê?
Já nem falo da opinião pública portuguesa que pura e simplesmente não existe!
Andaram anos a assobiar para o lado e a fingir que andavam muito atarefados.
Mas o que realmente nos sobra hoje, é a falência total desta nefasta terceira República, composta por oportunistas e plutocratas.
Etiquetas: Política nacional, Portugal