Top O Lisboeta Observador: Janeiro 2012
quinta-feira, janeiro 26, 2012
Documentário sobre Software Livre



Revolution OS é um documentário que traça a história do GNU, Linux, e o código-fonte aberto e movimentos de software livre. Ele apresenta várias entrevistas com hackers e empresários de destaque ( estes hackers não têm nada a ver com os “hackers” que os jornalistas abestalhados inventaram), incluindo Richard Stallman, Michael Tiemann, Linus Torvalds, Larry Augustin, Eric S. Raymond, Bruce Perens, Frank Hecker e Behlendorf Brian.


Etiquetas: , , ,

terça-feira, janeiro 24, 2012
Ajudem-me! Eu estou à rasca…

Etiquetas: , ,

segunda-feira, janeiro 23, 2012
Qual é exactamente a verdadeira situação económica da China?


Documentário onde mostra como a China está criando um crescimento fictício para enganar o mundo sobre sua economia, construindo gigantescas cidades fantasmas.
Onde está a verdade sobre a economia chinesa?
E se esta bolha rebenta?
Leia no i - A Bolha Chinesa

Etiquetas: , ,

sexta-feira, janeiro 20, 2012
Hagia Sophia - Sancta Sophia - Ayasofya





A Igreja de Santa Sofia domina a silhueta de Istambul, na Turquia, como uma poderosa cidadela. Durante milénio e meio, ela foi cantada e admirada como maravilha do mundo; um monumento da grande cultura humana, como até agora a humanidade não voltou a ter outro.

O imperador Justiniano queria que a então basílica, construída em Constantinopla (actual Istambul, na Turquia) fosse o centro do novo mundo cristão que pretendia criar. Assim, ela era parte da missão auto-imposta do imperador de cristianizar o Império Romano do Oriente (ou Bizantino).

Para o visitante de hoje, é difícil descobrir, por trás da aparência exterior da igreja, o brilho perdido da áurea Bizâncio. O destino volúvel de Santa Sofia, de igreja cristã a mesquita islâmica e a museu actualmente, deixou atrás de si e em todos os lados os seus vestígios em forma de modificações e de coisas que lhe foram adicionadas. A magnífica cúpula principal, cuja clave se eleva 56 metros acima da nave do templo, é a única coisa que nada perdeu da sua graça e dignidade. Serviu de exemplo para a construção de numerosas mesquitas orientais e catedrais do Ocidente. O Imperador Constantino foi o primeiro a construir uma igreja no lugar da actual Sofia, quando em 336 fez de Bizâncio, com o novo nome de Constantinopla, a capital do seu Império Romano do Oriente. Chamou-lhe "meggale ekklesia", grande igreja. Duzentos anos mais tarde, esta igreja, e com ela a maior parte de Constantinopla, foi incendiada durante um levantamento contra o Imperador Justiniano (527-556).

Justiniano reconstruiu a igreja, maior e mais bela do que nunca. Os projectos foram de Thenio de Trelles e de Isidoro de Mileto, os mais famosos arquitectos da Roma oriental. Mas o imperador intrometia-se nas obras frequentemente, com conselhos e mesmo actuações. "Um anjo mostra-lhe os planos durante o sono", dizia o povo. As obras custaram 18 toneladas de ouro. Milhares de operários transportaram durante seis anos todas as riquezas do império oriental, o mais belo mármore, as mais magníficas colunas. As paredes eram cobertas de mosaicos de ouro. E Santa Sofia ("Sabedoria Divina"), quando acabada, tornou-se o santuário da cristandade oriental. Continuou a sê-lo até que os turcos, em 1453, conquistaram Constantinopla, que desde então se chama Istambul.

"Religiosidade e decoração, forma e cor, luz e lenda combinam-se, dissociam-se e sobrepõem-se em Santa Sofia, de uma forma incomparável", escreveu o professor Dr. Nastainczyk. "Como edifício, revela a transparência eucarística de tudo aquilo que é terreno, e na sua história a coincidência escatológica da fé vivida."

Em 1935, Kemal Atatürk decretou que Santa Sofia seria um museu.
Foi restaurada em 1993, um ano depois de Santa Sofia ser declarada pela Unesco Património Histórico da Humanidade, junto com o restante do bairro histórico de Istambul.


Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 19, 2012
Manuel Fraga Iribarne (1922 - 2012)


Licenciado em Direito e em Ciências Políticas e Económicas, Manuel Fraga (n. Vilalba, 1922) iniciou-se nas lides políticas no início dos anos 1950, quando serviu primeiro como secretário-geral do Instituto de Cultura Hispânica. Ao longo da década seguinte, foi nomeado para sucessivos cargos de confiança política até que, em 1962, chegou a ministro da Informação e Turismo, no nono Governo do regime ditatorial franquista.

Em 1973, foi nomeado embaixador no Reino Unido. O general Franco morreu dois anos mais tarde, mas Manuel Fraga manteve-se na cúpula política durante a transição para a democracia. Em 1975, com a monarquia restaurada, foi chamado para o primeiro Governo sob o reinado de Juan Carlos, para assumir a tutela dos Assuntos Internos e o cargo de vice-primeiro-ministro, abaixo de Carlos Arias Navarro.

Manuel Fraga ajudou então a redigir a Constituição espanhola e fundou a Aliança Popular. Esta viria a transformar-se no Partido Popular, conservador, que dura até aos dias de hoje e obteve, nas eleições de Novembro, o seu melhor resultado de sempre – uma maioria absoluta com 186 deputados eleitos (em 350) que conduziu Mariano Rajoy ao lugar de primeiro-ministro de Espanha. Ler Público


 El País avalia a sua vida em  cronologia.

UN PERSONAJE CLAVE ENTRE LA DICTADURA Y LA DEMOCRACIA






Etiquetas: ,

quarta-feira, janeiro 18, 2012
A Internet precisa manter-se livre!



O aviso estava lançado e os rumores davam como certo que certos sites iriam parar por 24 horas para protestar contra a lei, os chamados “piratas” da propriedade intelectual nos EUA e conhecida como SOPA(Stop Lei Pirataria Online).

Os rumores davam como certos que no próximo dia 23 de Janeiro muitos serviços e sites da Internet iriam desligar os seus servidores para protestarem contra essa lei, mas a não havia certeza se essa acção seria ou não levada a cabo. A Wikipedia levou a ideia mais longe e antecipou para a próxima quarta-feira o seu apagão.

Etiquetas: , ,

sábado, janeiro 14, 2012
Loucos à solta...a próxima guerra?


Governo iraniano anuncia a chegada do “Messias muçulmano”, que pode ser o anticristo

O governo do Irão produziu um vídeo apontando os “sinais do fim dos tempos”  

O governo iraniano vê a actual instabilidade no Médio-Oriente como um sinal de que o Mahdi – ou messias islâmico – está prestes a aparecer. Uma de suas principais características é unir os povos e trazer a paz.

O site CBN News divulgou um vídeo produzido pelo regime iraniano que afirma que todos os sinais do fim dos tempos estão claros. E o Irão terá papel de destaque.

Enquanto os movimentos revolucionários que se multiplicam por todo Médio-Oriente e criam incerteza na região, o vídeo mostra que o regime iraniano acredita que este “caos actual” é um teste divino e que a vitória final está próxima.

O vídeo chamado “A vinda” foi aprovado nos mais altos níveis do governo iraniano.
Ele descreve os acontecimentos actuais no Médio-Oriente como um prelúdio da chegada do mítico 12°Imã. Ele também é chamado de “Mahdi”, o Messias que as escrituras islâmicas dizem que levará os exércitos do Islão a ter a vitória sobre os não-muçulmanos.

“Este vídeo foi produzido por um grupo chamado Condutores da Vinda, em conjunto com a Basiji (força paramilitar iraniana) e com o gabinete do presidente iraniano”, disse Reza Khalil, um ex-membro da Guarda Revolucionária do Irão que passou o vídeo no site da CBN News.

Kahlili é autor do livro “Tempo de Trair” e trabalhou como agente duplo para a CIA dentro do regime iraniano durante muitos anos.

O vídeo afirma que o Irão está destinado a crescer e ser uma grande potência nos próximos tempos. Ele irá ajudar a derrotar os Estados Unidos e Israel, e abrir caminho para o Mahdi.

A actual turbulência política em outros países do Médio-Oriente, como Iémen e o Egipto também são vistos como sinais proféticos de que o Mahdi está próximo.
Também comemoraram a doença do rei da Arábia Saudita, um rival histórico dos iranianos.

“Não é a doença e condição incerta de Abdullah uma grande notícia para os que estão ansiosos pela vinda do Messias?” pergunta o narrador.

O aiatola Khamenei, líder supremo do Irão, e Hassan Nasrallah, líder do grupo terrorista Hezbollah , são apontados como os personagens principais do fim dos tempos predito na escrituras islâmicas. O presidente Mahmoud Ahmadenijad, segundo o vídeo, ainda vai conquistar Jerusalém antes da vinda do Mahdi, que deverá exterminar os judeus.

Kahlili explica que esse vídeo em breve será distribuído pelo regime iraniano em todo o Médio-Oriente.

Fonte: CBN News  – Traduzido e adaptado em 12 Janeiro 2012



Etiquetas: , ,

quinta-feira, janeiro 12, 2012
Naïve art



A pintura “naif” é natural, livre, pura…
nascente, natural, espontânea e primitiva. 
Anatole Jakovsky

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 10, 2012
Património português espalhado pelo mundo!


Etiquetas: , ,

sexta-feira, janeiro 06, 2012
Pedro Osório


Pedro Osório - Músico e Compositor
1939 - 2012


Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 05, 2012
Mundo desconhecido junto da Antárctida


Expedição submarina revela mundo desconhecido junto da Antárctida
As imagens são únicas. Uma camada branca formada por um aglomerado de uma espécie nova de crustáceo parecido com o caranguejo, nunca antes visto pelos cientistas. A 2340 metros de profundidade, junto da costa Este da Antárctida, as fontes hidrotermais revelaram um mundo novo que reconfigura o que se conhecia sobre este tipo de ecossistemas, explica um artigo publicado nesta terça-feira na revista online Public Library of Science One.
Leia tudo no Público

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 03, 2012
Jerónimo...


Antes que os comissários políticos e patrulheiros do pensamento do costume comecem a bater no Jerónimo Martins é bom que leiam este artigo primeiro.


E já agora porque é que as empresas fogem para a Holanda e não o contrário?
Isenção de tributação de dividendos e taxas mais baixas são alguns dos pontos que levam cada vez mais empresas portuguesas e mundiais a escolher a Holanda para parquear capitais. 
A Holanda capta assim inteligentemente capitais de todo o mundo de uma forma legal e transparente.
Não os espanta, pelo contrário. Atraio-os!
Mas por cá o nosso negócio mesmo é o Acordo Ortográfico. Isto sim, são grandes decisões de fundo para um futuro cada vez mais brilhante...da nossa economia.
Já agora uma lembrança para os indignados com a notícia de que Soares dos Santos transmitiu acções da Jerónimo Martins para a Holanda, não se esqueçam de não encher o depósito em Badajoz.

Pensem antes de se indignarem. Pensar não faz mal a ninguém!


Etiquetas: ,

Já cá faltava! - O Perigo Amarelo -

Já cá faltava! - O Perigo Amarelo - Fatal como o destino!

Não há perigo amarelo coisa alguma. Há, sim, um claro perigo alemão e um perigo europeu que foi crescendo na proporção da inépcia de quase quarenta anos de governos irresponsáveis que alienaram e nos deixaram na miserável situação em que nos encontramos. O perigo amarelo é um mito, um mito distante, um topos de literatice oitocentista. O verdadeiro perigo está cá dentro, come-nos por dentro, vende-nos hora-a-hora, enriqueceu e transformou a sociedade portuguesa numa caricatura de futebóis, negociatas ordinárias, favores, socialites de gente vinda do nada - quem nem à mesa sabe comer - que nos empobreceu e agora, incapaz de resolver os problemas que adubou, se quer converter à viva força na elite provincial e marginal de um império sem cérebro entregue ao arbítrio de merceeiros.

Etiquetas: , , ,