O Lisboeta Observador
Um olhar sobre a cidade de Lisboa e o mundo...
Etiquetas: Aeroportos, Aviação, Aviões, Lisboa, Tecnologia, Tecnologia Europeia
COLUMBANO
EXPOSIÇÃO INTEGRADA NO PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA
Um dos maiores pintores portugueses do século XIX.
Etiquetas: Arte, Centenário da República, Exposições, Museus
Genocide continues as Sudan’s indicted leader games world – ICC prosecutor
in: UN News Center
Etiquetas: Comunicação Social, Direitos Humanos, Islão, Sudão
China bloqueia "sites" internacionais na véspera da entrega do Nobel da Paz
13:53 Horas
Comité Nobel “recebeu” Xiaobo com cadeira vazia
Etiquetas: China, Direitos Humanos, Nobel da Paz, Politica Internacional
Nadir Afonso
Diplomou-se em Arquitectura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.
Em 1946, estuda pintura na École des Beaux-Arts em Paris, e obtém por intermédio de Portinari uma bolsa de estudo do governo francês e até 1948 e em 1951 colaborador do arquitecto Le Corbusier e serviu-se algum tempo do atelier Fernand Léger.
De 1952 a 1954, trabalha no Brasil com o arquitecto Oscar Niemeyer.
Nesse ano, regressa a Paris, retoma contacto com os artistas orientados na procura da arte cinética, desenvolvendo os estudos sobre pintura que denomina “Espacillimité”.
Etiquetas: Aniversário, Arquitectura, Arte, Nadir Afonso
Ver Mais. From: The Sunday Telegraph
Etiquetas: Comunistas, Coreia do Norte, Direitos Humanos, Ditadores, Politica Internacional
A crise bate forte e os políticos vêem-se forçados a poupar nas férias, trocando o hotel ou o aldeamento turístico pelo parque de campismo.
As situações multiplicam-se: enquanto Louçã e Bernardino Soares fazem um churrasco com Manuel Pinho, a ministra da saúde vacina Mário Lino, e Oliveira e Costa espreita para fora das grades da sua roulotte.
É o cartoon de António Martins, que já é um clássico !
in: Sol
Etiquetas: Cartoon, Humor, Política nacional
Etiquetas: Direitos Humanos, Irão
O Museu da Cidade, em conjunto com uma equipa da empresa portuguesa SWD Agency, recriou virtualmente ruas, praças e edifícios emblemáticos da capital antes da destruição provocada pelo sismo de 1755. A três dimensões, estes modelos virtuais, alguns animados em vídeos, transportam-nos para as ruas de Lisboa nas vésperas do terramoto.
A partir desta quinta-feira, 25 de Novembro, no Museu da Cidade. < ( Clique aqui)
in Público
City and Spectacle: A Vision of Pre-Earthquake Lisbon from
Lisbon Pre 1755 Earthquake
on Vimeo.
Etiquetas: Arqueologia, História, Lisboa, Museus, Tecnologia
Etiquetas: Angola, Ciência, Dinossauros
Casa vandalizada por ex-director
Funcionário municipal arrancou portas, lava-loiças e bancadas da casa da CML
Por:Paulo Pinto Mascarenhas
Antes de abandonar a casa que tinha sido concedida de forma indevida pela Câmara de Lisboa, o antigo director municipal José Almeida Bastos esvaziou a cozinha de todos os equipamentos e retirou bancadas e lava-loiças.
Desapareceram também os armários e as maçanetas das portas. A casa ficou vazia e semidestruída. A vereadora da Habitação, Helena Roseta, nem queria acreditar quando viu as fotografias do longo dossiê enviado pelos serviços e pediu já um processo disciplinar contra o funcionário municipal.
José Almeida Bastos esteve envolvido no chamado ‘Lisboagate’, quando em 2008 se tornou conhecida a atribuição ilegal de 3200 casas camarárias a políticos, vereadores, amigos, artistas, jornalistas e familiares, entre outros.
No dossiê, a que o Correio da Manhã teve acesso, documenta--se todo o historial da concessão de uma habitação, desde 1990, a pedido de Almeida Bastos, ex-director municipal do Departamento de Apoio aos Órgãos Municipais. Em 2008, soube-se que não vivia lá desde 2001 e que tinha passado a casa ao filho Paulo.
Como afirma Helena Roseta ao CM, "o processo de devolução acabou por ser litigioso". Confrontado com o estado em que deixou a casa, acrescenta Roseta, o funcionário deu "a explicação que tinha feito benfeitorias e, portanto, podia partir as benfeitorias todas – o que é completamente inaceitável."
O Correio da Manhã contactou o actual serviço de José Almeida Bastos, mas não obteve qualquer resposta.
QUEM ESTRAGAR VAI TER DE PAGAR
"A Câmara Municipal de Lisboa tem de ter autoridade nesta matéria, e a lei permite punir as pessoas que têm este tipo de comportamentos", diz Helena Roseta ao Correio da Manhã. A vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa adianta que o vandalismo em casas municipais será punido seja quem for o autor. Para o efeito, enviou um despacho aos serviços em que estabelece "o princípio do estragador-pagador". Quem estragar, tem de pagar.
Etiquetas: Lisboa, Vandalismo
Concebido como um protótipo pela NASA e pela General Motors, o R2 não foi originalmente programado para viajar até ao espaço. No entanto, a NASA ficou tão impressionada com o resultado final que abriu espaço para o robot embarcar na nave espacial "Discovery". O R2 será incorporado como membro permanente da tripulação e, para já, irá auxiliar a tripulação apenas em tarefas simples.
Mas a NASA tem planos muito mais ambiciosos. Futuras versões do robot deverão ser capazes de desenvolver qualquer trabalho, dentro e fora da estação. A NASA planeia também lançar, muito em breve, as primeiras unidades para a Lua.
A principal vantagem de um robot antropomórfico como o R2, relativamente aos robots com rodas, é o facto de poder usar as mesmas ferramentas e trabalhar no espaço do mesmo modo que um ser humano. Desta forma, elimina a necessidade de se desenvolverem ferramentas especializadas.
Fabricado em alumínio e fibra de carbono niquelado, o R2 mede um metro e pesa 150 quilogramas. Cada braço tem 81 centímetros de comprimento. Para já, o robot existe apenas da cintura para cima. As pernas ainda estão a ser trabalhadas.
O R2 possuiu quatro câmaras de luz, localizadas atrás da viseira, e uma câmara de infravermelhos na boca, de forma a ter percepção de profundidade. O cérebro está no estômago - os engenheiros afirma que não tinham outro sitio para o colocar. Ao todo, são 350 os sensores espalhados pelo corpo, o que permite ao R2 sentir até o toque de uma pena com a ponta dos dedos.
"Este projecto ilustra a promessa de uma futura geração de robôs, na Terra e no espaço, que seja capaz de acompanhar os seres humanos e auxiliá-los no seu trabalho ", afirmou John Olson, director do departamento de Sistemas para Exploração da NASA. "Esta potencial combinação entre seres humanos e robôs é o exemplo perfeito de um resultado maior que a soma das suas partes. E isso vai permitir-nos ir mais longe e alcançar mais conquistas do que provavelmente hoje se pode imaginar".
in Jonal Notícias
Etiquetas: Espaço, Isaac Asimov, Tecnologia
Teerão proíbe disciplinas universitárias que abordem direitos humanos por terem "bases ocidentais"
O regime iraniano impôs restrições ao ensino de algumas disciplinas nas universidades do país, nomeadamente, estudos sobre a mulher e direitos humanos, argumentando que têm "bases ocidentais". Leia mais
Etiquetas: Direitos Humanos, Ditadores, Irão, P. Internacional
Source: Hubblesite.org
Etiquetas: Astronomia, Ciência
Etiquetas: Tecnologia
6ª Edição 2010 |
Etiquetas: Centenário da República, História, Livros
Etiquetas: Centenário da República, História, Jornalismo
Uma voz contra «a forma como nos andam a vender o regime saído do 5 de Outubro». «Ao arrepio de toda a investigação histórica».
Vale a pena ler na integra a entrevista de Rui Ramos ao Destak em 29 Setembro de 2010.
O branqueamento da história, até está bem patente nas exposições que estão em curso sobre o Centenário da República onde se foca unicamente os primeiros 16 anos da República. A titulo de exemplo temos a exposição "Viajar - Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República" –, em Lisboa, no Torreão Nascente do Terreiro do Paço.
As duas outras repúblicas que vão de 1926 a 2010 não contam. O sectarismo está patente!
Não é uma forma condigna e séria de se fazer uma comemoração do Centenário da República Portuguesa.
Etiquetas: Centenário da República, História
Etiquetas: Centenário da República, História
Todos os anos, por esta altura, é facultada pela Câmara Municipal de Lisboa a visita ás Galerias Romanas.
A entrada situa-se na Rua da Prata frente ao nº 77 da Rua da Conceição. Estão abertas a 24, 25 e 26 de Setembro. As visitas são gratuitas e acompanhados por técnicos do Museu da Cidade entre as 10h00 e as 18h00.
É uma visita inesquecível e uma oportunidade a não perder para conhecer melhor a história da cidade de Lisboa.
James Foley, jornalista do GlobalPost , gravou em vídeo um ataque talibã a uma unidade de infantaria norte-americana quando esta efectuava uma patrulha de rotina na província de Kunar no Afeganistão.
Etiquetas: Afeganistão, E.U.A., Guerra, Politica Internacional
Em 1898, o paquete Valdivia deixou o porto de Hamburgo para uma viagem científica de nove meses ao Atlântico, Índico e Mares do Sul, a missão foi liderada pelo professor da Universidade de Leipzig de Zoologia, Chun Carl.
O Valdivia foi equipado com todos os instrumentos da altura disponíveis na arte biológica e química. Laboratórios, uma biblioteca de primeira classe científica e amplo espaço de armazenamento de espécimes marinhos colectados no mar.
Em 1975, o Programa de Desenvolvimento Científico Israel Translations (em colaboração com o Smithsonian Institution) publicou a obra do Professor Chun, Cephalopoda em Inglês pela primeira vez.
Etiquetas: Biologia Marítima, Ciência, Expedições, Viagens