O Lisboeta Observador
Um olhar sobre a cidade de Lisboa e o mundo...
Há projectos fantásticos na internet. A Biodiversidade Heritage Library é uma delas.
A Biodiversidade Heritage Library (BHL) é um consórcio de 12 bibliotecas de história natural e botânica que cooperam para digitalizar e tornar acessível toda a literatura sobre a biodiversidade contida nas suas colecções.
A BHL também serve como o componente fundamental da literatura da Encyclopedia of Life (EOL)
Pode-se passar horas a navegar pelo imenso acervo que nos é oferecido. É um exemplo acabado de um verdadeiro serviço público.
Etiquetas: Bibliotecas Virtuais, Ciência, Cultura
Montagem audiovisual dos mais importantes edifícios da cidade romana de Conímbriga.
Reconstrução 3D virtual da maioria dos edifícios importantes da cidade romana de Conímbriga (Portugal).
Etiquetas: Arqueologia, Conímbriga, Portugal
Etiquetas: Aniversário, Computadores, IBM, Tecnologia
O Palácio de Beylerbeyi, em Istambul, na Turquia, foi projectado no estilo barroco do último período Otomano e construído entre 1861 e 1865 por membros da família Balyan sob as ordens do sultão Abdül Aziz. Existira neste local um anterior palácio e os jardins já tinham sido projectados por Murat IV em 1639. À medida que o Império Otomano crescia os palácios proliferavam em grandiosidade e orgulho. Abdül Aziz construiu este palácio como um local de lazer para entreter dignitários e realezas.
A imperatriz Eugénia de França (mulher de Napoleão III) foi hóspede do palácio em 1869, quando esteve aí para inaugurar o Canal do Suez.
A sala mais atractiva é o salão de recepção, com fonte e piscina, hoje sem água. A água corrente era muito popular nas casas otomanas devido ao som agradável que produzia e pelo efeito refrescante.
Os candelabros de cristal são quase todos da Boémia.
Os jardins, dos quais se tem uma vista espectacular sobre o Estreito do Bósforo, são magníficos.
Etiquetas: Beylerbeyi, Istambul, Museus, Viagens
O Palácio Topkapi não era apenas a residência dos sultões otomanos, mas também o centro administrativo e educacional do Estado.
Inicialmente construído entre 1460 e 1478 pelo sultão Mehmed II, o conquistador de Constantinopla. Foi expandido e alterado várias vezes ao longo da sua longa história. O palácio serviu como casa dos sultões otomanos e sua corte até o meio do século XIX. No início de 1850, o palácio tornou-se insuficiente para as exigências do Estado e cerimónias de protocolo, e assim os sultões mudaram-se para o Palácio Dolmabahçe, localizado no Bósforo. Mas, apesar dessa mudança, o tesouro real, as Relíquias Sagradas do profeta Maomé, e o arquivo imperial continuou a ser preservado em Topkapi
Após a abolição da monarquia Otomana em 1922, Topkapi foi convertido em um museu em 3 de Abril de 1924, na ordem de Mustafa Kemal Ataturk.